Sarney contra registro impresso do voto



O presidente do Senado, José Sarney, manifestou-se nesta terça-feira (6) a favor da eliminação da possibilidade de registro impresso do voto e disse que considera possível fazer a alteração já para as eleições do ano que vem, mas advertiu para a necessidade de aprovação de uma legislação eleitoral definitiva para o país.

- Precisamos de um Código Eleitoral permanente, aplicado em todas as eleições. Quanto ao registro do voto, tentado em alguns lugares nas últimas eleições, foi uma experiência que mostrou-se inteiramente ineficaz, não acrescentou nada, e só fez retardar o processo eleitoral. É quase um consenso que nas próximas eleições não contemos mais com essa hipótese - afirmou.

Questionado sobre as dificuldades de tramitação de uma proposta nesse sentido em um ano em que também serão discutidas as propostas de reformas, Sarney observou que considera possível a tramitação simultânea das matérias. -Acho que podemos fazer imediatamente, não há controvérsia sobre isso, inclusive no Tribunal Superior Eleitoral-, afirmou.

Convocação

Sarney desmentiu que tenha feito acordo com o presidente da Câmara no sentido da autoconvocação do Congresso durante o recesso de julho deste ano.



06/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer reintroduzir registro impresso do voto eletrônico na Lei Eleitoral

CCJ confirma revogação do voto impresso

TER NÃO CONSEGUIU EVITAR. RS TERÁ VOTO IMPRESSO

Comissão debate o voto impresso nas eleições de 2014

Comissão vai debater voto impresso nas eleições de 2014

Voto impresso para conferência deve ser extinto