Comissão debate remapeamento com Famurs, Coredes e Planejamento
A Comissão Especial para Estudos do remapeamento e reorganização das regiões do Estado, presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT), reuniu hoje(19) representantes da Famurs, Orçamento Participativo, Coredes e Secretaria do Planejamento, sobre a regionalização dos serviços públicos.
O representante da Famurs, Sérgio Perotto, apresentou o organograma de funcionamento da entidade e declarou que é preciso um esforço conjunto para resgatar "um mapa só para o Rio Grande do Sul". Assinalou que os municípios enfrentam grandes dificuldades no deslocamento para outros pólos em busca dos serviços, apresentando a estrutura da entidade como referencial para a regionalização. Lembrou que os Coredes foram criados conforme o funcionamento da Famurs.
Jones Budrys, pelo Orçamento Participativo, falou das dificuldades que o Governo vem enfrentando com a diversidade de órgãos, e adiantou que os Coredes são a referência geopolítica do Estado para a realização do Orçamento Participativo. Mas reuniões coincidentes, que exigem a presença dos mesmos representantes de setores do governo em mais de uma reunião, dificultam a representação. Para reduzir as despesas do cidadão, é preciso uma aproximação dos mapas mais homogêneos, sugeriu.
Gildo Lima, pela Secretaria do Planejamento, disse que o Programa de Regionalização Administrativo do Estado já tem suas metas definidas através de parceria com os Coredes.
Roselani Silva e Pedro Bandeira, pelos Coredes, falaram sobre a necessidade de regionalização administrativa, lembrando que é difícil a mobilização regional com diferentes bases geográficas. Advertiram que as modificações não podem aumentar as tensões locais.
O deputado Kalil Sehbe anunciou que já são 402 as prefeituras que responderam o questionário a respeito da reordenação das regiões do Estado. "Somente um serviço público unificado vai facilitar a vida dos cidadãos", afirmou, solicitando aos depoentes que encaminhem documentação para o relatório final da Comissão.
A próxima reunião da Comissão debaterá com a Emater, Secretaria da Fazenda e DAER.
06/19/2001
Artigos Relacionados
Pimenta está otimista quanto a presença dos Coredes na reunião da Comissão de Finanças e Planejamento
Comissão do remapeamento debate com Emater, Fazenda e DAER
Comissão de Remapeamento debate descentralização da segurança pública
Comissão do remapeamento debate com Emater, Fazenda e DAER
Comissão Diretora debate planejamento estratégico do Senado
Famurs entrega relatório ao presidente da Comissão de Agricultura