Comissão debate saúde do trabalhador



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que teve na presidência hoje o deputado Edson Portilho (PT), em audiência pública, debateu de forma sistemática as doenças do trabalho no cotidiano, prevendo o diagnóstico e tratamento dos profissionais.

O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado, Mauro Sales, informou que as estatísticas oficiais revelam que uma pessoa morre por dia no Estado vítima de acidente de trabalho e que doenças como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é quase uma epidemia. No entanto, assegurou Sales, é possível que um número maior de pessoas sejam vítimas fatais no local de trabalho, sem que o devido registro tenha sido feito.

Para cada grupo de 100 pessoas, uma sofre de lesões em tendões, articulações, nervos ou músculos. Essa é a média dos trabalhadores afetados pelas LER (lesões por esforço repetitivo), e pelas chamadas Dort (Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) na Região Sul do Brasil.

As LER atingem dedos, punhos, cotovelos, ombros e costas. Os profissionais mais afetados são os que trabalham com computadores. Mas dentistas, operadores de linhas de montagem, cabeleireiros e motoristas também são vítimas do esforço repetitivo.

A CUT está realizando uma campanha nacional para buscar a consolidação de políticas que visem atender o trabalhador pelo Sistema Único de Saúde. Conforme Mauro Sales, não existe no Rio Grande do Sul unidades de referência suficientes para atender a demanda, que sirvam para tratar o trabalhador e prevenir acidentes.

O deputado Eliseu Santos (PTB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, afirmou que ele, assim como os demais deputados presentes na reunião, terão total empenho para solucionar todas as questões diretamente ligadas aos problemas dos trabalhadores.

Estiveram presentes durante a reunião na tarde de hoje, o deputado e vice-presidente da Comissão de Saúde, José Farret (PPB), a deputada Cecília Hypolito (PT), Ciro Simoni (PDT), Osmar Severo (PTB), representantes de várias entidades ligadas à saúde, lideranças sindicais, prefeitos e vereadores da região do Vale do Sinos.


11/21/2001


Artigos Relacionados


Comissão de Saúde debaterá Centros de Referência do Trabalhador

Medicina Ortomolecular em debate na Comissão de Saúde

Comissão de Saúde debate situação dos credores do IPE

Saúde: Comissão debate transplante de órgãos no HSPE

Alagamentos em Porto Alegre em debate na Comissão de Saúde

Comissão de Assuntos Sociais debate situação dos planos de saúde