Comissão debate situação dos índios Guarani-kaiowá



A situação dos índios Guarani-kaiowá, do estado do Mato Grosso do Sul, que enfrentam problemas como discriminação e violência, está sendo debatida neste momento em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Autora do requerimento para realização do debate, a senadora Marina Silva (PV-AC) preside os trabalhos. 

Falam aos senadores José Antônio Roldão, presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural; Márcio de Macedo Costa, representado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Paulo César Zeni, promotor de Justiça do município de Dourados; e Marco Antonio de Almeida, procurador federal em Dourados, além de lideranças indígenas e especialistas no assunto. 

Relatório do Comitê para Eliminação da Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborado pela organização não governamental (ONG) Survival International, informa que há registro de casos de assassinato, suicídio, desnutrição e alcoolismo entre os Guarani-kaiowá. 

O Relatório garante ainda que os índios enfrentam uma das piores condições vividas entre os povos indígenas do país e que a perda das terras, na maioria das vezes resultante de expulsão, é apontada como a principal causa dos problemas.

Mais informações a seguir



23/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH debate situação dos índios Guarani-Kaiowá

CDH vai debater situação dos índios Guarani-kaiowá

CDH debaterá situação dos índios Guarani-Kaiowá na quinta-feira

Situação dos Guarani-Kaiowá será tema de audiência da Comissão de Direitos Humanos

Comitiva de senadores vai visitar índios Guarani-Kaiowá

AGU garante permanência de índios Guarani-Kaiowa em Ponta Porá (MS)