Comissão discute fortalecimento dos Procons



O fortalecimento dos Procons é tema de audiência pública da Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor. A ampliação dos poderes desses órgãos é tema de projeto de lei do Executivo que tramita na Câmara dos Deputados (PL 5196/2013).

De acordo com o projeto, enviado em março, os Procons poderão aplicar medidas corretivas em caso de infração às normas de defesa do consumidor. As decisões administrativas passarão a ser título executivo extrajudicial, ou seja, documentos que geram a obrigação de pagamento, como cheques e notas promissórias. A intenção do governo é reduzir o número de ações nos tribunais, mas as disputas ainda poderão parar na Justiça, caso a empresa não faça o pagamento.

Foram convidados para a audiência a presidente da Associação Brasileira de Procons, Gisela de Souza; a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva; e o presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, Odon Sobrinho. Também devem comparecer o diretor jurídico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Antônio Negrão, e um  representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A audiência pública está marcada para segunda-feira (8), às 10h.



05/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fortalecimento dos Procons é tema de debate nesta segunda

Vídeo | Fortalecimento dos Procons deve ser incluído no Código de Defesa do Consumidor

Rollemberg elogia ação do governo pela defesa do consumidor e pede fortalecimento dos Procons

Região de Registro discute fortalecimento de rede social local

Comissão realiza seminário em Recife para debater o fortalecimento da Sudene

Instalada a comissão que analisa a MP sobre programa de fortalecimento das instituições financeiras