Comissão discute imposição de metas de redução de gases poluentes para o Brasil



A Comissão Mista de Mudanças Climáticas realiza audiência pública na próxima quarta-feira (21), às 14h, para debater a eventual imposição de metas ambientais para o Brasil a partir de 2012, quando expira o protocolo de Kyoto. A reunião também vai discutir a participação do país na 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 13), que ocorre em Bali (Indonésia), de 3 a 14 de dezembro. Na ocasião será definido o acordo que vai substituir o Protocolo de Kyoto quando este expirar.

O Brasil foi um dos 168 países signatários do Protocolo de Kyoto, mas não teve de se submeter às metas para a redução de gases poluentes por ser considerado uma economia em desenvolvimento. O acordo estabelece um cronograma que obriga países desenvolvidos a reduzirem a quantidade gases poluentes, entre 2008 e 2012, em pelo menos 5,2% em relação aos níveis emitidos em 1990. Os EUA não participam do protocolo, alegando que a redução da emissão de dióxido de carbono poderia prejudicar a economia do país.

Estão convidados para a audiência pública a Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug, e o Embaixador Extraordinário para Mudança do Clima do Ministério das Relações Exteriores, Sérgio Serra.



16/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fiesp é contra imposição de metas para redução de emissão de gases de efeito estufa

Comissão vota metas de redução de consumo de combustíveis poluentes

Comissão de Meio Ambiente vota metas de redução de combustíveis poluentes

Para Casagrande, Congresso deve cobrar do governo metas de redução de poluentes

Meta brasileira de redução dos gases poluentes é uma 'das mais ambiciosas', diz Serys Slhessarenko

Casagrande defende metas setoriais para redução da emissão de gases