Comissão discutirá proposta de adicional de risco para vigilantes de universidades federais



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) fará audiência pública para discutir o projeto de lei (PLS 179/08) do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que cria o "adicional de atividade de risco" para vigilantes de instituições federais de ensino superior ou de pesquisa científica e tecnológica. O debate foi proposto pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Romeu Tuma (PTB-SP). A data da audiência ainda será marcada.

Ao justificar a proposta, Zambiasi afirma que é preocupante a crescente violência enfrentada pelos vigilantes universitários, ressaltando que em muitos casos eles são obrigados a realizar funções que deveriam ser exercidas pela polícia civil ou pela polícia militar. O senador frisou que esses vigilantes, apesar de estarem encarregados de manter a segurança nos campi universitários, não podem deter infratores nem portar armas de fogo.

De acordo com o projeto, o adicional por atividade de risco será cumulativo com as demais vantagens recebidas pelo vigilante, sendo fixado entre 50% e 100% do vencimento básico, conforme definição contida em ato a ser baixado pelo Poder Executivo. O adicional será integrado às aposentadorias desses vigilantes.

Além da apreciação na CE, a matéria também terá de ser examinada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - nesta última, será votada em decisão terminativa.

Serão convidados para a audiência pública representantes dos Ministérios da Educação e do Planejamento, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras e da Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Universidade

A comissão também aprovou, em decisão terminativa, o PLS 602/07, projeto de lei do senador Jayme Campos (DEM-MT), que autoriza o Poder Executivo a criar uma universidade federal no município de Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. O texto original determinava que o nome da instituição seria Universidade Federal do Araguaia (Univale), mas uma emenda do relator, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), alterou o nome para Universidade Federal de Barra do Garças (Unibarças). Como a proposta é autorizativa, e não impositiva, ainda que a matéria seja aprovada no Congresso Nacional, a decisão final de criar ou não a instituição caberá ao Executivo.

Outra proposição aprovada pela CE foi o projeto de lei da Câmara (PLC 112/08) que prevê a criação da Semana de Educação para a Vida. O objetivo da iniciativa é promover o debate, nas escolas públicas de todo o país, das questões relacionadas a meio ambiente, educação sexual e violência, entre outros temas. Esse texto ainda terá de ser analisado em Plenário.

A comissão aprovou ainda o PLC 127/08, projeto de lei que dá ao aeroporto localizado no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, o nome de Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul - Marmud Cameli. Também foi aprovado o PLC 102/08, que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito. Ambos os projetos ainda têm de ser votados no Plenário.



10/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vigilantes de universidades federais poderão ter adicional de risco

Projeto concede adicional por atividade de risco a vigilantes de universidades federais

Adicional de risco para vigilantes de universidades passa na CAS

CDH aprova autorização de adicional de risco para vigilantes de universidades

Senadores apoiam adicional de risco para vigilantes de universidades

CE examinará criação de adicional de risco para vigilantes de universidades