Comissão Especial do Rio São Francisco ouve o presidente da ANA



A Comissão Especial do Rio São Francisco ouviu em audiência pública nesta terça-feira (30) o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson kelman. O uso múltiplo e conflitante das águas do rio foi o tema que dominou as discussões da reunião. Jerson afirmou que não há condições de o rio atender às necessidades do setor elétrico e servir também para o abastecimento humano, agricultura e navegação.

Jerson Kelman ressaltou que a água é um bem público e que, portanto, o setor elétrico não deve ser privilegiado enquanto outros setores são prejudicados. Ele entende que a escassez de água no Nordeste justifica a importação de energia elétrica de outros estados da região Norte.

O presidente da ANA acredita que a saída está em diminuir a demanda tanto de energia quanto de água, já que, a curto prazo, não há como aumentar a oferta de água. Campanhas de conscientização para economizar energia e racionalizar o uso de água seriam, na sua opinião, bastante eficazes. Ele criticou o fato de que em alguns lugares do Nordeste são utilizadas técnicas primitivas de irrigação das lavouras, nas quais o desperdício de água é visível.

O senador Antônio Carlos Valadares lembrou que é autor de uma proposta de emenda à Constituição, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de acordo com a qual 0,5% da receita líquida da União seriam destinadas ao programa de revitalização do rio.

A comissão, que tem como relator o senador Waldeck Ornelas, foi criada para acompanhar o comitê responsável pela implementação do programa de revitalização do rio. Entre as metas do programa está a despoluição do rio e reflorestamento e conservação dos solos de suas margens.

30/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do São Francisco ouve presidente da ANA

Comissão Especial do São Francisco ouve representantes de Minas Gerais e Bahia

Comissão do São Francisco ouve na terça-feira presidente da ANA

Presidente da Codevasf participa de reunião na Comissão Especial do São Francisco

Comissão especial ouve presidente da Petrobras sobre crise energética

Comissão do São Francisco ouve produtores