Comissão especial ouve presidente da Petrobras sobre crise energética



A comissão especial criada pelo Congresso para acompanhar a crise de energia ouve, nesta terça-feira (dia 19), a partir das 16h30, o presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, o secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Afonso Henrique Moreira dos Santos, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman. A comissão, que é presidida pelo deputado Antonio Cambraia (PSDB-CE) e tem o senador Paulo Souto (PFL-BA) como relator, já ouviu o presidente da Câmara de Gestão da Crise Energética, o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, e o ministro das Minas e Energia, José Jorge.

Além dos ministros, os parlamentares da comissão mista também já tomaram o depoimento do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do Vale do Parnaíba, Airson Bezerra Lócio, o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Mozart Siqueira Campos Araújo, e o presidente da Valexport, empresa de exportação de frutas do Nordeste, Aristeu Chaves. Com as informações obtidas, a comissão pretende sugerir soluções definitivas e medidas imediatas para contornar o problema da falta iminente de energia elétrica no país.

Nas próximas reuniões, a comissão vai ouvir ainda os ministros da Fazenda, Pedro Malan, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, além dos governadores de Minas Gerais, Itamar Franco, do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, do Paraná, Jaime Lerner, e do Pará, Almir Gabriel. Os presidentes de Furnas Centrais Elétricas, Luiz Carlos Santos, e o diretor da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, que é membro da Câmara de Gestão da Crise Energética, também serão ouvidos.

Foi aprovado ainda requerimento para que os pesquisadores Ildo Sauer, Maurício Tolmasquin, Luiz Pinguelli Rosa e Bautista Vidal, que já vinham alertando para o risco de falta de energia antes que o governo se desse conta da dimensão do problema, deponham na comissão. Os ex-ministros Luís Carlos Bresser Pereira e Luiz Carlos Mendonça de Barros também devem comparecer à comissão para explicar o modelo de privatização escolhido para o setor energético. Para Paulo Souto, a comissão deve propor alternativas para a crise energética o quanto antes, já que o problema é emergencial.

18/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Especial Mista da Crise Energética elege novo presidente amanhã

Comissão mista ouve governadores sobre crise energética

Comissão que estuda causas da crise energética ouve especialistas do setor

Comissão que estuda causas da crise energética ouve especialistas do setor

Comissão que estuda crise energética ouve governadores na próxima terça-feira

Comissão Especial do Rio São Francisco ouve o presidente da ANA