COMISSÃO ESPECIAL VISITA RORAIMA PARA ANALISAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO



Tentar prevenir outra calamidade e apurar as causas do incêndio que devastou o estado no início deste ano são os principais objetivos da Comissão Especial do Senado que visitou Roraima, segundo informou o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) em entrevista à Rádio Senado. A Comissão, de acordo com o senador, vai elaborar um relatório que será encaminhado ao governo federal, analisando como foram utilizados os recursos federais e as providências que o governo de Roraima tomou para reverter as conseqüências do incêndio.

Sebastião Rocha disse que a comissão já pode apontar a alimentação como uma das prioridades, uma vez que o incêndio atingiu a totalidade das propriedades responsáveis pela agricultura de subsistência no estado. Essa questão social, segundo o senador, justifica a ação do governo federal com a distribuição de cestas básicas a essas famílias de agricultores. Ele observou, no entanto, que não houve um grande impacto na economia local.

Em relação às possíveis causas do incêndio, o senador disse que tudo indica que o motivo pode ter sido apenas a seca que atingiu o estado. Rocha explicou que os depoimentos e questionamentos têm indicado que "não há condições de criminalizar ou de tentar imputar qualquer culpa aos agricultores em função das queimadas das roças". De acordo com o senador, existe a possibilidade de um novo período de seca forte ainda este ano e a comissão vai sugerir no relatório algumas medidas preventivas ao governo federal para impedir um novo incêndio de grandes proporções.



29/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ SUGERE COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO EM RO

SENADO INSTALA COMISSÃO PARA INVESTIGAR INCÊNDIO EM RORAIMA

COMISSÃO SOBRE INCÊNDIO EM RORAIMA CONCLUI QUE FOGO NÃO FOI TÃO DESTRUTIVO COMO SE DIVULGOU

PT resiste à criação de comissão especial para analisar MPs

JONAS PROPÕE COMISSÃO ESPECIAL PARA ANALISAR PROJETOS EM TRAMITAÇÃO

Comissão especial vai analisar projeto do novo Código de Processo Civil