JUCÁ SUGERE COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO EM RO



O senador Romero Jucá (PFL-RR) pediu hoje (dia 7) a aprovação, em regime de urgência, de requerimento para criação de uma comissão temporária interna destinada a acompanhar a apuração das causas do incêndio florestal que devastou boa parte do território de Roraima. A comissão deverá também avaliar as providências que estão sendo tomadas para diminuir as conseqüências econômicas da devastação.

A comissão temporária, conforme o requerimento de Jucá, será composta de sete senadores, e deverá investigar o problema no local. Ele quer que sejam apuradas as providências tomadas pelos governos federal e estadual, bem como por outras entidades nacionais e internacionais para combater a catástrofe.

De acordo com a proposta, os integrantes da comissão deverão também averiguar o que está sendo feito para melhorar as condições de vida dos mais atingidos pela seca e pelo incêndio. Vão ainda acompanhar as providências de recuperação e atendimento à população e ao meio ambiente e propor ações de reabilitação econômica para o Estado.

O senador elogiou a viagem dos ministros Gustavo Krause, do Meio Ambiente, e Fernando Catão, de Políticas Regionais, ao estado, para elaboração de um programa e um modelo para restauração da economia de Roraima. Segundo o senador, quase toda a área cultivável do estado foi tomada pelo incêndio.

Segundo Jucá, o Banco Mundial quer financiar a atividade produtiva dos pequenos e médios agricultores e pecuaristas. O senador defendeu a negociação junto à Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), o Basa (Banco da Amazônia) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para o perdão e o alongamento das dívidas e financiamentos dos produtores agrícolas.

- Se não houver uma ação como essa, eles ficarão inadimplentes - afirmou.

O senador agradeceu a embaixadora do Canadá, Nancy Stiles, pelo apoio ao governo de Roraima e a possibilidade do envio de aviões, helicópteros e outros equipamentos. Agradeceu também os governos da Venezuela e Argentina, que atuaram juntamente com o governo brasileiro no combate ao incêndio.

SRI LANKA

Romero Jucá pediu ainda apoio dos senadores a requerimento para que o Senado encaminhe à embaixada do Sri Lanka um voto de censura pela venda de crianças daquele país, conforme matéria veiculada domingo passado na televisão. O senador disse que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado deveria propor ao governo brasileiro o rompimento das relações diplomáticas com aquele país, cujo governo seria conivente com a venda de crianças.

- O Brasil poderia forçar a ONU (Organização das Nações Unidas) a tomar providências, assim como a Organização tem feito no Iraque, fiscalizando os palácios de Sadam Hussein à procura de armas bacteriológicas - concluiu.

07/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO ESPECIAL VISITA RORAIMA PARA ANALISAR CONSEQÜÊNCIAS DO INCÊNDIO

CRIADA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR ENCHENTES NO NORDESTE

Alcântara quer comissão temporária para acompanhar ações do governo na área de energia

FREIRE QUER COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONTENCIOSO ENTRE BRASIL E CANADÁ

Humberto Costa propõe criação de comissão temporária no Senado para acompanhar a crise econômica mundial

Praia sugere criação de comissão temporária