Comissão externa representará Senado na Rio+20



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (7), requerimento propondo a criação de uma comissão externa, composta por 12 senadores, destinada a representar o Senado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ­(Rio+20), em junho no Rio de Janeiro.

O requerimento foi apresentado em conjunto pelos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA, e Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Conforme informou Rollemberg, a proposta de criação da comissão externa será submetida ao Plenário e, se aprovada, caberá ao presidente do Senado, José Sarney, a indicação dos integrantes.

Ainda na reunião da CMA, foi aprovado requerimento convidando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para tratar da posição do governo brasileiro na Rio+20. Os senadores também decidiram pela realização de um ciclo de debates com instituições governamentais e da sociedade civil, nacionais e internacionais, para discutir os temas que serão tratados na conferência.

Vazamento de petróleo

A CMA realizará, ainda, audiência pública para discutir o vazamento de petróleo ocorrido na Bacia de Santos, no fim de janeiro, em área de exploração do pré-sal. Participarão do debate representantes da Petrobras, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Também foi aprovado requerimento para realização de audiência pública para discutir os encaminhamentos para o 6º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março, em Marselha, na França. Serão convidados Vera Catalão, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB); Paulo Sérgio Salles, presidente da Comissão Pró Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá; e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

Os senadores aprovaram ainda requerimento de Ivo Cassol (PP-RO) convidando o cacique Almir Suruí, líder do povo Suruí, de Rondônia, para expor seu ponto de vista sobre a importância da convivência do homem com a natureza.



07/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Externa do Senado na Amazônia

Aprovada criação de comissão externa para representar o Senado na Rio+20

Comissão externa do Senado analisará ações da Política Nacional de Segurança Pública

Senado cria comissão externa para investigar in loco 31 municípios do mapa do desmatamento

Simon pede, novamente, afastamento de Sarney e comissão externa para investigar o Senado

Senado aprova criação de comissão externa para acompanhar conflitos agrários na Amazônia