Senado aprova criação de comissão externa para acompanhar conflitos agrários na Amazônia
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (31), por votação simbólica, a criação de uma comissão externa com o objetivo de visitar áreas de conflito rural nos estados do Amazonas, de Rondônia, do Acre e do Pará. A comissão vai ser composta por três senadores.
A preocupação principal da senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB), autora do requerimento de criação da comissão, é com a tensão e a violência nas questões agrárias da região. Na última semana, houve assassinatos de agricultores e ambientalistas em Rondônia e no Pará.
No dia 24, os líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foram mortos a tiros quando voltavam para casa, em um assentamento em Nova Ipixuna, no Pará. O casal havia denunciado crimes ambientais e recebera ameaças de mortes. Três dias depois, foi a vez do agricultor Adelino Ramos, conhecido como Dinho, líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), em Vista Alegre do Abunã, Rondônia. Dinho levou seis tiros quando se dirigia para uma feira de produtores rurais.
No dia 28, outro agricultor foi encontrado morto no Pará. Herenilton Pereira dos Santos vivia no mesmo assentamento onde foi morto o casal de ambientalistas e teria visto dois motoqueiros suspeitos de assassinarem José Claudio e Maria do Espírito Santo.
31/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá sugere criação de comissão externa para acompanhar desdobramentos dos atentados comandados pelo PCC
Entidades cobram presença do Estado na Amazônia para acabar com conflitos agrários
Comissão de Direitos Humanos debaterá conflitos agrários
Comissão discute conflitos agrários com participação do ministro da Justiça
Comissão temporária sobre conflitos agrários entrega relatório a Sarney
Comissão denunciará ao CNJ juiz de Vara de Conflitos Agrários de Minas Gerais