Comissão indiana visita Brasil para firmar parcerias na agricultura



Brasil e Índia deram início a discussões para definir parcerias na produção agrícola. Os ministros da Agricultura Wagner Rossi (Brasil) e Sharad Pawar (Índia) reuniram-se nesta sexta-feira (10), em São Paulo, para uma rodada de conversações.

 

A Índia quer incentivar a produção de etanol de cana-de-açúcar no Brasil, como forma de criar novas possibilidades de negócios entre os países e contribuir no processo de transformação do biocombustível em commodity.

 

A comitiva de autoridades e empresários indianos mostrou-se particularmente interessada pela experiência brasileira na agroenergia, especificamente na produção de etanol. Eles querem entender o desenvolvimento do setor alcooleiro e vislumbram a possibilidade de ampliar as relações comerciais entre os dois países.

 

Em visita ao Brasil desde quarta-feira, o ministro Sharad Pawar e as demais autoridades e empresários indianos estiveram reunidos com empresários brasileiros. A comitiva chegou a visitar uma usina no interior de São Paulo, cuja participação acionária foi adquirida por um grupo empresarial indiano.

 

De acordo com o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, os indianos buscam parcerias e investimentos em outros países para abrir o mercado internacional do biocombustível. “Eles estão desenvolvendo um programa de mistura de etanol à gasolina que tem como meta atingir 10% no próximo ano, o que vai gerar demanda pelo produto, tanto no mercado interno, quanto

externo”, disse.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



10/09/2010 20:53


Artigos Relacionados


Brasil e Peru vão firmar parcerias para combater narcotráfico nas fronteiras

Presidente do Uruguai está no Brasil para firmar parcerias em energia, mineração e infraestrutura

Brasil e Coreia vão firmar parcerias nas áreas da comunicação e tecnologia da informação

Delegação chinesa visita Anvisa para firmar acordo sanitário

Brasil dá suporte à missão indiana a Marte

Comissão Brasil-Rússia avalia parcerias bilaterais até esta sexta-feira (8)