Delegação chinesa visita Anvisa para firmar acordo sanitário
Uma delegação da autoridade sanitária da China (SFDA) visita, nesta sexta-feira (4), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A visita faz parte de uma definição político-estratégica dos dois países de fortalecerem sua atuação conjunta na área da saúde. No encontro, será assinado um Memorando de Entendimento que prevê a troca de experiências entre o corpo técnico das autoridades sanitárias brasileira e chinesa.
Em dezembro do ano passado, a Anvisa integrou a delegação brasileira que, junto com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, visitou a China. Agora, participa da delegação chinesa o vice-ministro de saúde da China e diretor da Administração Estatal Chinesa de Alimentos (State Food and Drug Administration – SFDA), Shao Mingli.
Além do documento, na visita, os chineses irão conhecer a estrutura, os processos e legislações adotados pela Anvisa na área de produtos para a saúde, medicamentos, inspeção e investigação e notificação em vigilância sanitária.
A aproximação estratégica entre as duas autoridades sanitárias também faz parte da agenda de prioridades desenvolvida no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), definida pelos governos do Brasil e da China.
"Há um fluxo intenso de medicamentos chineses ao Brasil, e esta cooperação facilitará o controle da qualidade, eficácia e segurança desses produtos”, afirma o diretor da Anvisa Dirceu Barbano. Atualmente, as importações chinesas ao Brasil no setor se saúde somam US$ 750 milhões anualmente.
Inspeções sanitárias
A Anvisa realiza sistematicamente inspeções em laboratórios chineses produtores de medicamentos e fabricantes de equipamentos médicos que são vendidos ao Brasil. Segundo Barbano, a China é o quinto país com maior número de indústrias com registro na Anvisa.
A partir deste ano passarão a ser inspecionadas também fábricas de insumos (fármacos), que são usados na fabricação de medicamentos. Hoje, cerca de 70% do volume de importações brasileiras da China no segmento de saúde são de insumos farmacêuticos. "A China está demonstrando que, assim como o Brasil, se preocupa com a questão do registro, da certificação, das boas práticas de qualidade, e isso tende a elevar a qualidade dos insumos que as indústrias farmacêuticas do Brasil usam para produzir seus medicamentos", concluiu.
Fonte:
Anvisa
05/08/2010 01:23
Artigos Relacionados
Delegação chinesa visita Plenário da Casa
Delegação chinesa visita o Plenário do Senado
Capes e delegação chinesa discutem cooperação para o Ciência sem Fronteiras
Delegação chinesa conhece tecnologia agrícola brasileira
CNPq apresenta ações de fomento a delegação chinesa
Delegação chinesa vem ao Brasil conhecer o setor mineral