Comissão indica parlamentares que participarão de conferência climática na Dinamarca



Em curta reunião na tarde desta terça-feira (11), os parlamentares da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovaram, por unanimidade, a lista de membros do colegiado que participarão da 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhagen, capital da Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro deste ano. Foram indicados os senadores Jefferson Praia (PDT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC), presidente do colegiado; e os deputados federais Vanessa Grazziotin, vice-presidente; Colbert Martins, relator; Sarney Filho, Antonio Carlos Mendes Thame, Rômulo Gouveia, Rebecca Garcia, Luiz Carreira e Jorge Khoury.

Entretanto, a lista ainda terá de ser aprovada pelo presidente do Senado Federal, senador José Sarney, que também preside a Mesa do Congresso Nacional, e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O colegiado também informou que a presidente, Ideli Salvatti, e o relator, Colbert Martins, participarão, na sexta-feira (14), da audiência pública regional na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, com o objetivo de discutir mudanças climáticas e desastres naturais no estado. A audiência será realizada no Auditório Deputada Antonieta de Barros e contará com a participação de deputados estaduais membros da Comissão de Turismo e Meio Ambiente daquela assembleia.

Copa do Mundo

Na quarta-feira (12), informou a vice-presidente da CMMC, membros da comissão serão recebidos em audiência pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, às 15h. No encontro, os membros do colegiado relatarão diligência que fizeram no estado do Amazonas no dia 18 de maio e debaterão com o ministro a ideia de a Copa do Mundo de Futebol de 2014 ser a "Copa Limpa".

O "Projeto Copa Limpa" prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de reconstrução, reforma e modernização dos estádios. O "Copa Limpa" também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, à segurança pública e à qualificação de mão de obra voltada para o turismo.

Vanessa Grazziotin também informou que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou moção em homenagem ao Senado Federal pela realização, entre a noite de 13 de maio de 2009 e a manhã de 14 de maio de 2009, da vigília pela preservação da Floresta Amazônica no Plenário do Senado.



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi indica parlamentares para a Comissão de Orçamento; peessedebistas podem renunciar

Minc pede sugestões do Congresso para conferência ambiental na Dinamarca

Serys anuncia participação em reunião preparatória para conferência climática da ONU

Comissão discute a agenda pós-Varsóvia para os problemas da mudança climática

Comissão de Mudança Climática debate mecanismos para economia de baixo carbono

Presidente da CMO indica Roseana Sarney como relatora de projetos que garantem execução de emendas parlamentares