Comissão mista ouve governadores sobre crise energética
Em uma segunda reunião esta semana, na quinta-feira (dia 28), às 9h30, a comissão, que tem como presidente o deputado Antônio Cambraia (PSDB-CE) e como relator o senador Paulo Souto (PFL-BA), ouve o empresário Antônio Ermírio de Moraes, o presidente de Furnas, Luiz Carlos Santos, e o presidente da Eletrobras, Cláudio Ávila da Silva.
Na última semana, os parlamentares da comissão tomaram os depoimentos dos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Pinguelli Rosa, Maurício Tolmasquim e Ildo Sauer, do professor da Universidade de São Paulo (USP) Adilson Oliveira e do pesquisador Bautista Vidal. Eles criticaram o modelo de privatização adotado e a prioridade dada pelo governo federal à inclusão do gás natural importado da Bolívia na matriz energética nacional.
Para contornar a crise definitivamente, os acadêmicos sugeriram que as estatais do setor voltem a investir na construção de usinas hidrelétricas, já que o país tem grande potencial para gerar energia nessa modalidade, que apresenta os custos mais reduzidos. Os professores condenaram ainda a ameaça de cortes e aumento dos preços para consumidores residenciais, pois, para eles, as grandes indústrias que compram energia a baixos custos deveriam ser o alvo principal do racionamento.
Paulo Souto afirmou na reunião com os professores que, assim que reunir elementos suficientes, vai encaminhar sugestões à Câmara de Gestão da Crise de Energia, antes mesmo de apresentar o relatório final à comissão.
25/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão que estuda crise energética ouve governadores na próxima terça-feira
Comissão especial ouve presidente da Petrobras sobre crise energética
Comissão Especial Mista da Crise Energética elege novo presidente amanhã
Comissão que estuda causas da crise energética ouve especialistas do setor
Comissão que estuda causas da crise energética ouve especialistas do setor
Governadores falam sobre efeitos da crise energética na terça-feira