Comissão pode instituir 2003 como Ano Nacional de Cândido Portinari



A Comissão de Educação reúne-se na terça-feira (10), às 11h30, para analisar, entre outras matérias, projeto de lei da Câmara que institui 2003, em que se comemora o centenário de nascimento do artista plástico Cândido Portinari, como Ano Nacional Cândido Portinari. Com parecer favorável da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), a proposta autoriza a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a emitir selo comemorativo. Conforme o projeto, as comemorações do centenário de nascimento do artista serão coordenadas pelo Ministério da Cultura.

Portinari, de acordo com o autor do projeto, foi para as artes plásticas o que Carlos Drummond de Andrade, Villa-Lobos, Guimarães Rosa, também de sua geração, foram para a poesia, a música e a prosa literária, respectivamente. Suas obras são consideradas -manifestações únicas de ternura pelo povo brasileiro, que era descrito, interpretado e retratado com paixão em suas telas-.

Cândido Portinari nasceu em Brodósqui (SP), em uma família de imigrantes italianos. Ao falecer, em 1962, intoxicado por tintas, era respeitado nacional e internacionalmente. Seus murais estão na Biblioteca do Congresso em Washington e no Edifício das Nações Unidas, em Nova York.

Seu principal biógrafo, o escritor Antonio Callado, assinala que, apesar de sua visão explicitamente materialista da história, Portinari revela fascínio e sensibilidade por temas de arte religiosa, destacando-se, nesse sentido, seus painéis da Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte.

Iris de Araújo também é autora de requerimento para que o artista plástico Siron Franco seja convidado a participar de audiência pública para debater a falsificação de obras de arte no Brasil. Ela entende que o pintor, que recentemente teve algumas de suas obras falsificadas e comercializadas, poderá dar importantes esclarecimentos aos senadores.

A Comissão de Educação vai examinar ainda indicação do senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) para que o colegiado estude a criação de universidade federal na região do Vale do Cariri (CE). A relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), relatora da matéria, deverá apresentar parecer pelo envio de requerimento de informações dirigido ao Ministério da Educação.

Outro item da pauta de trabalhos da comissão é o projeto do senador Sérgio Cabral (PSDB-RJ) que altera a denominação da Ala Filinto Müller, no Senado, para Ala Nelson Carneiro. O senador Edison Lobão (PFL-MA) emitiu parecer contrário à aprovação da mudança.



06/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado institui 2004 como Ano Nacional Cândido Portinari

Comissão de Educação pode instituir Dia Nacional de Doenças Raras

CE poderá declarar 2003 Ano de Portinari

Cândido Portinari na rota do Roda SP

Obras de Cândido Portinari serão expostas em Belém

Transportes: Rodovia Cândido Portinari tem desvio em Restinga