Comissão de Educação pode instituir Dia Nacional de Doenças Raras
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) pode votar na terça-feira (10) o projeto apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que cria o Dia Nacional de Doenças Raras, a ser celebrado no último dia de fevereiro.
Ao defender o projeto (PLS 159/2011), o senador Suplicy argumentou que há mais de 5 mil doenças raras identificadas, que atingem cerca de 13 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o parlamentar do PT, 80% dessas patologias têm causa genética. Mas há também aquelas de origens degenerativas, autoimunes, infecciosas e oncológicas.
Também deve ser votado na terça-feira o projeto (PLS 321/2010) de autoria do ex-senador Flávio Arns que institui, em 2 de abril, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo.
Consta ainda na pauta da Comissão de Educação a proposta apresentada pelo senador José Agripino (DEM-RN) instituindo, em 25 de outubro, o Dia Nacional da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil. Agripino explicou que o objetivo é reconhecer a importância da construção civil e dos profissionais da área para o progresso do país. Se essas três propostas forem aprovadas poderão seguir para exame da Câmara dos Deputados, uma vez que tramitam em caráter terminativo na comissão.
06/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
População pode sugerir medidas para a elaboração da política nacional sobre doenças raras
Comissão pode instituir 2003 como Ano Nacional de Cândido Portinari
Associações defendem criação de Dia Nacional das Doenças Raras
Suplicy defende criação do Dia Nacional de Doenças Raras
Política nacional para enfrentar doenças raras é prevista em projeto de lei
Incentivo à pesquisa de doenças raras é aprovado pela CAE e pode ir para a Câmara