Comissão quer evitar uso exclusivo de domínio '.amazon' na Internet



Por iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou quatro requerimentos relativos às pretensões da gigante varejista americana Amazon Inc de deter o uso exclusivo do domínio “.amazon” na internet.

A votação foi realizada na manhã desta quarta-feira (8). Vanessa pede a formação de um grupo de trabalho composto de três senadores para acompanhar e propor ações a fim de impedir o sucesso da companhia. Ela também pediu que a CRE encaminhe manifestação formal contrária à pretensão da empresa.

Os outros dois requerimentos aprovados fazem pedidos à Presidência do Senado para que chame os parlamentos de países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica para uma campanha com o intuito de proteger o nome da Amazônia. A senadora ainda pede à Presidência a colocação de um banner na página institucional do Senado na Internet para a divulgação da campanha "Nossa Amazônia - Diga NÃO à privatização do nome da Amazônia!".

Desde que a empresa ingressou com pedido em órgão internacional para usar de modo exclusivo o domínio ".amazon", a senadora tem demonstrado preocupação com o assunto. Vanessa Grazziotin acredita que

o pedido contraria o interesse dos oito países que compõem o bioma amazônico (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que ficarão impedidos de usar o termo na Internet, caso o pleito da empresa norte-americana seja aceito pela Corporação da Internet para Designação de Nomes e Números (Icann, em inglês).



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha reúne assinaturas contra uso exclusivo na internet do domínio '.amazon'

Vanessa Grazziotin pede apoio para impedir registro de domínio exclusivo da Amazon na internet

Comissão debate pedido de exclusividade sobre domínio Amazon na internet

Ato no Senado lança campanha contra privatização do domínio Amazon na internet

Vanessa volta a criticar intenção de empresa de registrar domínio Amazon na internet

Vídeo l Vanessa quer mobilização popular contra reserva para o domínio Amazon