Comissão Representativa reúne-se amanhã no plenário do Senado



Convocados pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, os 7 senadores e 16 deputados que integram a Comissão Representativa do Congresso Nacional reúnem-se amanhã (dia 16), às 10h, para deliberar sobre requerimentos e projetos de decreto legislativo apresentados à comissão. A reunião será realizada no plenário do Senado.

Um dos requerimentos propõe que o ex-secretário geral da Presidência da República, Eduardo Jorge Caldas, seja convidado a prestar esclarecimentos sobre depoimento do juiz Nicolau dos Santos Neto à Polícia Federal. Dois outros convites - ao presidente da Petrobras, Henri-Philippe Reichsthul, e ao juiz Nicolau - também deverão ser examinados.

A comissão apreciará ainda três projetos de decreto legislativo e dois requerimentos de informação. Um deles, dirigido ao Ministério da Saúde, solicita esclarecimentos sobre por que a compra de vacina anti-rábica feita pelo órgão teve dispensa de licitação, O outro solicita informações sobre a execução orçamentária do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

À Comissão Representativa cabe zelar pelas prerrogativas do Congresso e preservar sua competência legislativa durante os recessos de julho e do final de ano, até o início do período legislativo seguinte, todo dia 15 de fevereiro. O mandato da comissão não fica suspenso em caso de convocação extraordinária do Congresso Nacional, uma vez que os trabalhos do Congresso estarão restritos ao exame e votação dos projetos mencionados na pauta específica.

A comissão se reúne com a presença mínima de um terço de sua composição em cada Casa. As deliberações são tomadas por maioria simples, presente a maioria absoluta dos deputados e senadores que integrem a comissão. Nas deliberações, os votos de cada Casa são computados separadamente, e a matéria somente será considerada aprovada se obtiver decisão favorável de ambas as Casas do Congresso Nacional.

O plenário do Senado elegeu os seguintes sete representantes para integrar a comissão: pelo PMDB, Ramez Tebet (MS), Renan Calheiros (AL) e Amir Lando (RO), como titulares, e Jader Barbalho (PA), Nabor Júnior (AC) e Ney Suassuna (PB) como suplentes. Pelo PFL, Antonio Carlos Magalhães (BA), Carlos Patrocínio (TO) e Edson Lobão (MA), como titulares, e Hugo Napoleão (PI) e Francelino Pereira (MG) como suplentes. Pelo PSDB, Geraldo Melo (RN) e José Roberto Arruda (DF), como titulares e Ricardo Santos (ES) como suplente. Pelo PPS, Paulo Hartung (ES) como titular e Roberto Freire (PE) como suplente.

15/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Representativa se reúne à tarde

Sarney reúne Comissão Representativa para examinar situação do Rio de Janeiro

Sarney reúne Comissão Representativa na quinta para tratar da convocação de Fernando Bezerra

Plenário aprova integrantes de Comissão Representativa do Congresso

Plenário aprova nomes de senadores que farão parte da Comissão Representativa do Congresso

COMISSÃO DE ORÇAMENTO REÚNE-SE AMANHÃ (DIA 04)