Comissão sobre Mudanças Climáticas aprova plano de trabalho



A Comissão Mista Especial destinada a acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas contará com uma comissão de sistematização que vai agrupar as propostas relativas ao meio ambiente que tramitam no Legislativo e ainda poderão ser apreciadas pela Câmara e pelo Senado. O grupo, que será composto pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM) e os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), também deverá contar com a participação de outros parlamentares.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira pelo presidente da comissão, o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), após aprovação do plano de trabalho elaborado pelo relator do colegiado, o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

A comissão também optou pela realização de audiências públicas com cientistas brasileiros para discutir o aquecimento global. A idéia é reunir as sugestões dos pesquisadores em proposições, que deverão ser apreciadas pela comissão antes da apresentação do relatório final, prevista para o dia 11 de dezembro deste ano.

Entre as matérias relacionadas ao meio ambiente que tramitam no Legislativo, de acordo com Jefferson Péres, encontra-se a proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Ambiental de Desenvolvimento da Amazônia. De acordo com o senador, a matéria foi aprovada pelo Senado há cinco anos e encontra-se em tramitação na Câmara.

- O grande problema é que o Brasil não sabe o que fazer com a Amazônia, que tipo de modelo de desenvolvimento será implantado na região. A criação do fundo é ao mesmo tempo uma tentativa de traçar diretrizes e criar instrumentos nessa direção - disse Jefferson Péres.

Audiências

Na mesma reunião, a Comissão Mista Especial também optou pela realização de audiências públicas setoriais em diversas regiões do país para discutir o aquecimento global com acadêmicos e representantes de órgãos governamentais, do setor produtivo e do terceiro setor, constituído por organizações sem fins lucrativos e não-governamentais que têm como objetivo gerar serviços de caráter público.

Em abril, no dia 2, os parlamentares irão a São José dos Campos (SP) para reunião com cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e pesquisadores que participaram do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Políticas das Nações Unidas (IPCC, na sigla em inglês). O estudo aponta as alterações climáticas que deverão ocorrer no planeta em função da atividade humana, como a elevação da temperatura terrestre e do nível dos oceanos, entre outras.

Ainda em abril, no dia 17, em Brasília, será realizada audiência pública que deverá contar com a participação dos ministros da Ciência e Tecnologia; Minas e Energia e Desenvolvimento Agrário, além do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A comissão também quer ouvir os representantes do setor florestal, agropecuário, elétrico, de petróleo e gás, de saneamento e transportes. Para isso, serão realizadas diversas audiências públicas em Brasília e em Belém do Pará (11 de maio); Manaus (15 de junho); Cuiabá (17 de agosto) e São Paulo (14 de setembro).

O primeiro relatório parcial da comissão deverá ser apresentado em 10 de julho. A segunda versão está prevista para o dia 30 de outubro. O relatório final deverá ser lançado em 11 de dezembro.



27/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Mudanças Climáticas aprova Plano de Trabalho 2011

Comissão de Mudanças Climáticas traça plano de trabalho

Comissão de Mudanças Climáticas vai aprovar plano de trabalho para o ano

Comissão de Mudanças Climáticas vota plano de trabalho para 2013

Comissão de Mudanças Climáticas vota plano de trabalho na próxima terça

Comissão cobra mais informações do governo sobre execução de Plano de Mudanças Climáticas