Comissão vota MP do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



Começou agora a reunião que vai discutir e votar o relatório da Comissão Mista destinada a analisar a Medida Provisória do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O relator, senador Eduardo Amorim (PSC-CE), deu parecer favorável à MP 586/2012 e acolheu cinco das 60 emendas propostas à medida.

A MP prevê apoio financeiro da União aos estados, municípios e ao Distrito Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para investir na formação continuada de professores alfabetizadores dos três primeiros anos do ensino fundamental. Além disso, o fundo apoiaria a premiação de escolas e profissionais da educação reconhecidos pelos resultados alcançados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O pacto busca promover a alfabetização dos estudantes até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental da educação básica pública, aferida por avaliações periódicas. O governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões de acordo com o avanço do pacto nacional, que pretende alcançar a erradicação do analfabetismo nessa faixa etária até 2020. Pelo menos R$ 1,1 bilhão já será liberado em 2013.

Entre as emendas acolhidas, estão duas de autoria do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) sobre a educação especial. Uma inclui na MP menção à formação inicial e continuada de professores com capacitação para a educação especial e a outra propõe o desenvolvimento de recursos didáticos, pedagógicos, currículos e métodos para essa modalidade.

Outra emenda que foi parcialmente acolhida é de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B-AM). Ela inclui na proposição referência à formação continuada em cursos de pós-graduação para professores alfabetizadores. O relator sugeriu apenas que os cursos apoiados sejam aqueles relacionados à alfabetização e que sejam oferecidos por instituições públicas participantes do pacto.

O relator também acrescentou, ao projeto de lei de conversão da MP, uma alínea permitindo que o FNDE preste assistência estudantil no ensino superior, por meio de bolsas de estudo e permanência e ressarcimento de despesas dos estudantes.

A comissão se reúne na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho no Senado.



19/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão mista vota relatório da MP do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Comissão mista aprova MP do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Adiada votação da MP do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Plenário aprova MP da Alfabetização na Idade Certa

Iniciada discussão da MP da Alfabetização na Idade Certa

Jorge Viana defende MP da Alfabetização na Idade Certa