Comissões vão discutir proposta de novo marco legal para resíduos sólidos



Quatro comissões do Senado devem realizar nos próximos dias debate sobre a política nacional de resíduos sólidos, para dar novas diretrizes para o trata com o lixão. Requerimento para realização da audiência pública, de autoria do senador César Borges (PR-BA), foi aprovado nesta terça-feira (27) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Devem participar do evento - em data a ser definida -, além da CAE, as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Sociais e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle.

O objetivo é instruir o exame do substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado 354/89, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com alteração na Lei 9.605/98.

Convidados

Por sugestão de César Borges, devem ser convidados para o debate a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro das Cidades, Marcio Fortes; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Newton de Lima Azevedo; o diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho; o representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Severino Francisco de Lima Júnior; e o diretor executivo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Augusto Coelho Fernandes.

Ao pedir a aprovação do requerimento, César Borges afirmou que há mais de 20 anos o país espera por um modelo legal que contribua para alterar a situação dos resíduos sólidos. Segundo ele, apenas 12% desses resíduos são reciclados.



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel defende aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Comissões votam nesta quarta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe os 'lixões'

Política Nacional de Resíduos Sólidos será debatida em reunião conjunta de comissões na quarta-feira

Novo marco legal para ciência e tecnologia tramita no Senado

CAE aprova novo marco legal para contratação de obras públicas

Transparência deve orientar novo marco legal para ONGs