Comitê interministerial vai monitorar serviços na Copa
O governo federal acompanhará, por meio de um comitê interministerial, os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo. Criada por determinação da presidenta de República, Dilma Rousseff, a instância será coordenada pela Casa Civil e terá a primeira reunião técnica na próxima semana, no dia 24.
Compõem o comitê as pastas que já estão envolvidas na organização do mundial, como os ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), com a inclusão dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa).
Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que coordenou nesta quinta-feira (17) reunião com os ministros, o processo será primado pelo diálogo, mas haverá um monitoramento sistemático do comportamento dos agentes envolvidos em relação a preços, tarifas e qualidade dos serviços. “Não tabelamos, nem tabelaremos preços, mas nós não permitiremos abusos. Vamos utilizará todos os instrumentos à disposição do Estado para garantir a defesa dos direitos do consumidor, seja ele brasileiro, ou estrangeiro”.
Antes do primeiro encontro do comitê, o Ministério da Justiça manterá contato, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com os Procons das 12 cidades-sede do mundial. O objetivo é fazer um diagnóstico detalhado dos preços e qualidades de serviços em hotéis, restaurantes, aeroportos e outros serviços turísticos dessas localidades.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também será acionado pelo ministro José Eduardo Cardozo, para fazer uma análise sobre os setores aéreo e hoteleiro no Brasil. A proposta é identificar situações que possam levar à inibição da concorrência.
Os demais ministérios também apresentarão já na primeira reunião uma análise setorial. A ministra da Casa Civil lembrou que toda estrutura que já está organizada para Copa, sob a coordenação do Ministério do Esporte, será mantida.
A criação do comitê foi anunciada nesta quinta-feira, durante reunião na Casa Civil, com as presenças dos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil); José Eduardo Cardozo (Justiça), Gastão Vieira (Turismo); Moreira Franco (SAC). Participaram também os presidentes da Embratur, Flávio Dino, e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, além do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.
Fonte:
17/10/2013 17:21
Artigos Relacionados
Comitê Interministerial coordenado pela AGU vai agilizar processos no TCU
Comitê interministerial reforça compromisso de apoiar pequenos negócios
Governo instala comitê interministerial para ampliar transparência
Comitê interministerial vai elaborar políticas para população em situação de rua
Estádios da Copa estarão prontos seis meses antes da Copa 2014, informa comitê
CMA lança site para monitorar gastos da Copa e ampliar transparência