Comitê Interministerial coordenado pela AGU vai agilizar processos no TCU



A Advocacia-Geral da União (AGU) sediou e coordenou a primeira reunião ordinária do Comitê Interministerial (CI), instituído pelo Decreto nº 7.153, de 9 de abril de 2010, que será responsável pela avaliação das políticas públicas envolvidas nos processos em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e que irão merecer um tratamento prioritário por parte da AGU.

Durante a reunião foi proposto que os diversos órgãos e entidades da Administração Federal fiquem encarregados de encaminhar relação com processos que considerem prioritários para submissão ao Comitê Interministerial e posterior aprovação pelo Advogado-Geral da União. A idéia da AGU é padronizar a linguagem da Administração Pública e evitar conflitos de teses e entendimentos nos processos encaminhados ao TCU pelos diversos órgãos públicos federais. O Conselho irá se reunir todos os meses para analisar os processos

"A padronização da linguagem trará benefícios diretos para a Administração Federal", afirmou Rafaelo Abritta, explicando que todos os órgãos que se apresentam perante o TCU expõem seu próprio ponto de vista e defesa, e que isto muitas vezes compromete as demais instituições e projetos. "Uma decisão dada pelo Tribunal a um órgão, apesar de tratar de temas similares, poderia não ser a mesma dada a outro em razão de divergências nas informações prestadas", disse, frisando que a AGU vem obtendo grandes êxitos nos processos que intermediou junto ao TCU.


Fonte:
Advocacia-Geral da União (AGU)



14/05/2010 10:12


Artigos Relacionados


Comitê interministerial vai monitorar serviços na Copa

Comitê interministerial reforça compromisso de apoiar pequenos negócios

Governo instala comitê interministerial para ampliar transparência

Comitê interministerial vai elaborar políticas para população em situação de rua

Projeto pode agilizar processos trabalhistas

Ideli entrega à CCJ sugestões do STF para agilizar processos judiciais