Comitiva brasileira vai à Ucrânia acompanhar avanços do foguete Cyclone-4



Deste sábado (2) até o dia 9 de julho, uma comissão técnica do Brasil, chefiada pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, visitará empresas, fábricas e órgãos da Ucrânia. O objetivo é acompanhar in loco os trabalhos de desenvolvimento e produção do veículo lançador de satélites Cyclone-4 e verificar o andamento do projeto que resultou do Tratado de Cooperação assinado em 2003.

O tratado entre os dois países prevê lançamentos de satélites comerciais, por meio do foguete ucraniano Cyclone-4, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Uma das responsabilidades da Ucrânia é o desenvolvimento do foguete. No entanto, o cronograma precisa de avaliação e acompanhamento mais detalhados para suportar decisões importantes a serem tomadas pelas autoridades brasileiras. “Um acordo de cooperação deve ser equilibrado. Com a visita, desejamos saber como a Ucrânia está executando sua parte e verificar meios para equiparar o projeto”, afirmou Raupp. 

Além de Raupp, a comissão será composta pelos diretores da Agência Espacial Brasileira, Himilcon Carvalho e Nilo Andrade; pelo chefe do Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Petrônio Noronha de Souza; pelo diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Francisco Pantoja; e pelos servidores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Mario Niwa Alvani Adão da Silva, Cristiane Pagliuco e Wladimir da Silva.


Fonte:
Agência Espacial Brasileira



01/07/2011 11:42


Artigos Relacionados


Comitiva gaúcha em Paris promove avanços no debate da OIE

Comitiva brasileira divulga a Copa das Confederações na Europa

Comitiva do FMI debate posição econômica brasileira no cenário internacional

Comitiva brasileira chega à Índia para 4ª Cúpula do Brics

Comitiva brasileira de ciência e tecnologia visita a Costa Oeste dos EUA

Alvaro Dias condena gastos da comitiva brasileira em Roma