Comitiva do FMI debate posição econômica brasileira no cenário internacional
Uma delegação de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para discutir a posição econômica brasileira no cenário internacional.
A comitiva, chefiada por Vikram Haksar, foi recebida na sexta-feira (18) pela secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Lacerda Prazeres, que apresentou dados sobre a balança comercial brasileira.
A secretária lembrou que 2012 está sendo um ano mais difícil para o Brasil no comércio exterior, com um ritmo de crescimento das exportações menor do que em 2011, mas, ainda assim, acima da projeção mundial. O aumento das vendas externas brasileiras foi de 4,5% no primeiro quadrimestre de 2012, enquanto que a estimativa do FMI para o comércio internacional é de 3,8%.
Na reunião, foi analisada a dinâmica dos mercados internacionais em relação a atual crise econômica nos Estados Unidos e União Europeia. Chamou atenção dos membros da delegação o crescimento das vendas brasileiras de manufaturados (de 6% no quadrimestre), inclusive para o mercado americano, neste cenário de recessão. Uma das categorias que despertou interesse nos especialistas foi a de material de transportes, com incremento de 11,8% nas exportações no acumulado do ano.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
21/05/2012 11:44
Artigos Relacionados
Cenário internacional interfere na economia brasileira, diz BC
Balanço da CRE reflete maior presença brasileira no cenário internacional
CCT debate posição brasileira em Conferência de Telecomunicações
Lindbergh elogia saída brasileira para crise econômica internacional
Geraldo Melo diz que viagem de FHC à Ásia reforça posição do Brasil no cenário mundial
Cooperação internacional brasileira avança sem marco legal, revela debate na CMA