Comitiva de senadores tchecos visita o Senado



Uma comitiva de senadores brasileiros poderá visitar em breve a República Tcheca, em retribuição à visita que senadores da Comissão para Desenvolvimento Local, Administração Pública e Meio Ambiente daquele país fizeram nesta terça-feira (11) ao Parlamento brasileiro. O convite para a visita à República Tcheca, que integra a União Européia desde 2004, foi feito pelo vice-presidente do Senado daquele país, Jiri Liska, ao presidente Garibaldi Alves Filho, a quem reclamou da falta de reciprocidade brasileira em relação às visitas.

A queixa foi feita no momento em que Garibaldi lembrou a Jiri Liska que o Brasil é, atualmente, na América Latina, o parceiro mais importante na área econômica da República Tcheca.

- Mas na área da cooperação política não é a mesma coisa, pois os brasileiros não têm ido à República Tcheca há muito tempo para devolver as visitas que temos feito a este país - reclamou Jiri Liska, por meio de sua tradutora.

Ao responder à reclamação, Garibaldi disse que, na condição de presidente do Senado, talvez não pudesse mais fazer a visita àquele país, pois seu mandato estava no fim, mas prometeu transmitir o convite ao próximo ocupante do cargo.

- Não podemos ficar nessa situação de indelicadeza. E quando o próximo presidente for, eu pegarei uma carona - afirmou Garibaldi.

Durante o encontro, que ocorreu na Presidência da Casa, Garibaldi e os senadores tchecos discutiram a crise financeira internacional e a eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos. Depois, acompanhados ainda de Garibaldi, conheceram o Plenário e puderam participar de parte da sessão solene que estava acontecendo em homenagem aos 40 anos do Teatro Experimental do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Amazonas.

Ao final do encontro, os parlamentares tchecos presentearam Garibaldi com uma tigela de cristal e receberam, em troca, uma bandeja de prata com o brasão do Senado Federal.

Após o encontro com Garibaldi, os senadores tchecos fizeram uma visita às comissões técnicas do Senado quando foram recebidos pela vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Eles conversaram sobre a legislação de proteção ambiental no Brasil e na Europa.

Além do vice-presidente do Senado tcheco, participaram da visita os senadores Pavel Eybert, Jan Hornik e Petr Vicha, acompanhados do embaixador daquele país no Brasil, Ivan Jancárek.

Energia

Antes de receber a comitiva tcheca, Garibaldi esteve no Tribunal de Contas da União (TCU), onde participou da abertura do seminário A Nova Matriz Energética Brasileira, que acontece nesta terça-feira (11) e na quarta-feira (12).



11/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores tchecos visitam o Senado

SENADORES TCHECOS VISITAM O SENADO

Presidente do Maláui e comitiva são recebidos por Sarney e senadores em visita oficial ao Congresso Nacional

Comitiva do Senado francês visita Sarney e indaga a respeito da compra dos caças para a FAB

Comitiva da ONU visita Eletrobras

Comitiva de Angola visita ILB e Unilegis