Presidente do Maláui e comitiva são recebidos por Sarney e senadores em visita oficial ao Congresso Nacional
O presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), recebeu na tarde desta quarta-feira (16) a visita do presidente do Maláui, Bingu Wa Mutharika, e comitiva. O visitante foi recebido por Sarney na rampa de acesso à entrada principal do Congresso Nacional, de onde se dirigiram ao Salão Nobre do Senado. Também participaram da recepção os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Romeu Tuma (PTB-SP).
No Salão Nobre, Sarney deu as boas vindas à comitiva, lembrou que Mutharika é o primeiro presidente do Maláui a visitar o Brasil e desejou que as relações entre ambos os países sejam "cada vez mais estreitas".
Mutharika agradeceu a hospitalidade e explicou que o Poder Legislativo do Maláui é unicameral, com uma Assembleia Nacional com 193 parlamentares, cujo partido majoritário forma o governo. O presidente malauiano é tanto chefe de Estado quanto chefe de governo e o sistema político é multipartidário.
Por sua vez, Sarney explicou o funcionamento da democracia representativa brasileira e sua bicameralidade e comentou fatos políticos do país, como a Assembleia Nacional Constituinte convocada logo após o fim do regime militar, culminando na Constituição de 1988.
O presidente malauiano visita o Brasil no propósito de estreitar a cooperação entre os dois países, sobretudo na área da agricultura. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, entre os assuntos a serem discutidos com o governo brasileiro estão também o combate à Aids e a busca de investimentos brasileiros nas áreas de infraestrutura, turismo e mineração.
Mutharika irá também a São Paulo, onde terá encontros com setores empresariais na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele vem acompanhado de comitiva integrada pela ministra das Relações Exteriores, e pelos ministros da Indústria e Comércio, Minas e Energia e Transporte e Obras Públicas.
Nascido em 1934, Bingu Wa Mutharika foi eleito presidente pela primeira vez em 2004. Reelegeu-se para um segundo mandato em maio de 2009, pelo Partido Progressista Democrático. Mutharika estudou na Zâmbia e na Índia e é doutor em Economia pela Pacific Western University, de Los Angeles (EUA).
Antes de visitar o Senado, Bingu Wa Mutharika almoçou com Sarney e outros convidados no Palácio do Itamaraty, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após a visita ao Senado, o presidente do Maláui foi recebido na Câmara dos Deputados.
O Maláui é um país localizado na África Oriental e tem como capital a cidade de Lilongwe. As línguas oficiais são o inglês e o chichewa. Trata-se de uma república presidencialista que tornou-se independente do Reino Unido em 6 de julho de 1964. O Maláui tem pouco mais de 118 mil quilômetros quadrados e 14 milhões de habitantes. A moeda corrente é a Kwacha malawiana e o clima predominante é o tropical.
16/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe visita oficial do presidente do parlamento do Timor-Leste e comitiva
Sarney recebe visita do presidente do Uzbequistão e comitiva
Sarney recebe presidente de Maláui
Garibaldi e senadores recebem visita oficial do presidente e de autoridades da Indonésia
PRESIDENTE DA COSTA RICA VISITA O CONGRESSO NACIONAL
Presidente da Assembléia Popular Nacional da China visita o Congresso este mês