Complexo Viário do Polo de Itaquera leva desenvolvimento à zona leste da capital



Infraestrutura e mobilidade devem beneficiar cerca de cinco milhões de habitantes na região

As obras do Complexo Viário do Polo Itaquera contribuem com a acessibilidade e melhoram o desenvolvimento da zona leste da capital. A ação visa a melhorar o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões para trabalhar ou estudar, além de melhorar a locomoção de quem mora ou vive na região. Os investimentos no Complexo são de R$ 257,7 milhões. O desconto conquistado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) nesta licitação foi de R$ 97,8 milhões.

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O empreendimento começou a ser construído em setembro de 2012 com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao Futuro Polo Institucional de Itaquera.  São elas: a avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).

Já a segunda etapa começou em abril deste ano com as obras das alças viárias que farão a ligação entre a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. Nesta etapa, serão investidos R$ 61,4 milhões. As obras foram contratadas pela Dersa com R$ 16,3 milhões de desconto para os cofres públicos. 

Também está prevista a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio do Corinthians, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges. A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional taquera. Além da Arena, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, unidades da Fatec, da Etec, do Senai, um Centro de Convenções e polo tecnológico.

Melhorias

Com a nova Avenida sentido norte-sul, as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste estarão ligadas à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder, ligando a Av. Itaquera à Miguel Inácio Curi, facilitando o acesso a partir da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

Já as novas alças facilitarão a interligação entre a Nova Radial e a Jacu Pêssego e vão melhorar a locomoção dos torcedores que passarem pela região em dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel, aliviando o tráfego na Radial Leste.

A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella.

Além disso, serão realizadas adequações viárias para acesso aos viadutos e ao novo estádio do Corinthians. As alças criarão uma alternativa à Avenida Radial Leste, melhorando o tráfego na região e o acesso ao bairro. Além disso, durante os jogos da Copa do Mundo 2014, o conjunto de viadutos vai melhorar a locomoção dos torcedores que passam pela região. A previsão de conclusão de todo Complexo Polo Itaquera é março de 2014.

Do Portal do Governo do Estado



07/10/2013


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