Complexo Viário do Polo de Itaquera leva mais desenvolvimento à região leste da capital
Obras vão melhorar o fluxo de pessoas que se deslocam a outras regiões da cidade para trabalhar ou estudar e melhora a locomoção de quem mora na região
As obras do Complexo Viário do Polo Itaquera contribuem com a acessibilidade e melhoram o desenvolvimento da zona leste da capital. A ação visa a melhorar o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões para trabalhar ou estudar, além de melhorar a locomoção de quem mora na região.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O empreendimento começou a ser construído com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao Futuro Polo Institucional de Itaquera. São elas: a avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).
Já a segunda etapa teve início com as obras das alças viárias que farão a ligação entre a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. Também está prevista a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio do Corinthians, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.
A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional taquera. Além da Arena, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, unidades da Fatec, da Etec, do Senai, um Centro de Convenções e polo tecnológico.
Melhoras
Com a nova Avenida sentido norte-sul, as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste estarão ligadas à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder, ligando a Av. Itaquera à Miguel Inácio Curi, facilitando o acesso a partir da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.
Já as novas alças facilitarão a interligação entre a Nova Radial e a Jacu Pêssego e vão melhorar a locomoção dos torcedores que passarem pela região em dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel, aliviando o tráfego na Radial Leste.
A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella.
Do Portal do Governo do Estado
02/21/2014
Artigos Relacionados
Complexo Viário do Polo de Itaquera leva desenvolvimento à zona leste da capital
Complexo Viário do Polo de Itaquera leva desenvolvimento a zona leste da capital
Zona Leste ganha em desenvolvimento com Complexo Viário do Polo de Itaquera
Complexo Viário do Polo Itaquera trará desenvolvimento à Zona Leste
Obras do Complexo Viário Polo Itaquera interditam parcialmente túnel da região a partir desta 3ª
Complexo viário de Itaquera confere mais acessibilidade a moradores da região