Compra de resíduos sólidos terá incentivo fiscal do governo



A partir desta terça-feira (22), as empresas que adquirirem resíduos sólidos que serão usados como matéria-prima ou material intermediário na fabricação de seus produtos terão crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O incentivo fiscal foi anunciado pela ministra Tereza Campello na última segunda-feira (21), durante abertura do 10º Festival e do Fórum Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte. 

A medida é válida até 31 de dezembro de 2014. O crédito presumido permite o ressarcimento das contribuições para o PIS/Pasep e Cofins. Os resíduos sólidos deverão ser adquiridos diretamente de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, constituídas por no mínimo 20 cooperados pessoas físicas, sendo vedada, neste caso, a participação de pessoas jurídicas.

Campello destacou que a medida foi uma decisão da presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de beneficiar a geração de trabalho e renda para milhares de catadores de todo o País.

O Brasil Sem Miséria também está olhando para a inclusão social e produtiva dos catadores. “Queremos melhorar as condições de trabalho e de renda de 280 mil catadores até 2014. Vamos fazer isso incluindo os catadores nos programas sociais, como o Bolsa Família, mas também apoiando a formalização e a organização deles, com capacitação e assistência técnica para cooperativismo, além de apoio às redes de comercialização e cadeias produtiva da reciclagem”, apontou Campello.

A ministra enfatizou que o governo federal tem ampliado os investimentos direcionados aos catadores, com apoio para compra de equipamentos, máquinas e veículos e aquisição e construção de galpões. Somente nos últimos cinco anos os investimentos federais para esses trabalhadores somam cerca de R$ 440 milhões, do quais R$ 157 milhões em 2011.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam a existência de 600 mil catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no Brasil.

Mais informações sobre o evento no endereço eletrônico.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome 



23/11/2011 18:39


Artigos Relacionados


Brasil terá sistema nacional de monitoramento de resíduos sólidos até 2013

Governo assina termos para resíduos sólidos e biodiversidade

Governo oferece curso sobre plano de gestão de resíduos sólidos

Governo quer garantir controle social na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Governo paulista realiza Seminário Nacional sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos

Governo lançará três programas para cumprir Plano Nacional de Resíduos Sólidos