Compras de final de ano: fique atento para não se endividar



Confira as dicas para aproveitar a época de Natal sem prejudicar seu orçamento no próximo ano

O final do ano chegou e com ele o 13º salário, as compras de natal, as liquidações e promoções que nos enchem de empolgação. Mas é importante ter atenção para não se endividar e complicar o orçamento do início do próximo ano.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Confira algumas dicas para não entrar o ano novo cheio de dívidas:

 

- Evite comprar por impulso, não se esqueça de que em janeiro tem IPVA, IPTU,material escolar e as despesas comuns do dia a dia.

- Faça uma boa pesquisa de preços e compre com antecedência.

- Ao escolher os presentes, prefira o pagamento à vista. Se a compra a prazo se tornar a única opção, fique atento às taxas de juros, número de parcelas e o ao custo efetivo total da operação.

- O local da compra é um fator determinante. Lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança. Elas fornecem nota fiscal, uma forma que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria. Portanto, evite comprar produtos de procedência duvidosa.

- Segundo a Lei Estadual 8.124, os fornecedores de mercadorias lacradas, como brinquedos, discos, CDs, fitas de vídeo, DVD, publicações, entre
outros, devem manter uma amostra dessas mercadorias aberta, para ser examinada.

- No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

- Nos pagamentos com cheques pré-datados, faça-os nominais à loja, datando-os de acordo com o acertado no momento da venda. Exija a forma de pagamento na nota fiscal, os números dos cheques utilizados e as datas dos depósitos. Dessa forma, o consumidor documenta-se caso o lojista deposite os cheques antes do combinado.

- Nas compras com cartão (seja de débito ou crédito), o estabelecimento não pode impor valor mínimo para realizar a venda e nem cobrar valores diferenciados em relação a quem paga com dinheiro. Vale lembrar que a loja não é obrigada a parcelar as compras.

Do Portal do Governo do Estado

 



12/06/2012


Artigos Relacionados


Consumidor deve ficar atento para não se endividar demais, diz Paim

Fique atento para as queimadas em rodovias

Fique atento ao calendário dos vestibulares das universidades estaduais para 2014

Fique atento: mutirão para atualizar carteira de vacinação termina amanhã

Fique atento: inscrições com isenção para vestibular da Unesp terminam quinta

Fique atento às datas de matrícula da Etec