Comunicação pública no Mercosul é tema de seminário em Buenos Aires



A prioridade aos direitos do cidadão foi o principal tema da abertura do seminário "A Comunicação Pública no Processo de Integração Regional", que teve início nesta quarta-feira (10) em Buenos Aires. Durante o encontro, que será concluído nesta sexta-feira (12), serão debatidas as possibilidades de cooperação entre agências de notícias e emissoras de rádio e televisão ligadas ao setor público dos países do Mercosul.

- O desafio dos meios públicos de comunicação é o de construir a cidadania e promover a inclusão social. Por meio dos órgãos públicos nós podemos nos dirigir ao cidadão, e não ao consumidor, mantendo distância do fast food jornalístico - disse, na abertura do evento, Luiz Lázaro, diretor de Relações Institucionais do Canal 7, emissora argentina onde se realiza o evento.

Representante brasileiro no primeiro painel do seminário, o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, concordou com as palavras de Lázaro e considerou a realização do seminário uma "grande vitória" dos que defendem a construção de uma comunicação pública voltada ao cidadão.

Bucci demonstrou preocupação com a concentração de propriedade dos meios de comunicação e observou que, nos países mais democráticos da Europa, existe um equilíbrio entre os meios públicos e os privados.

- Não pode haver democracia sem uma comunicação pública forte, capaz de se contrapor ao sistema de comunicação comercial. Mas, progressivamente, se deve deixar de fazer a promoção pessoal de autoridades, pois, quando só existe propaganda personalista de líderes governamentais, se começa a perder a credibilidade do público - alertou Bucci.

Logo em seguida a seu pronunciamento, a vice-ministra de Comunicação e Informação da Venezuela, Amelia Bustillos Ponte, começou sua exposição citando uma frase do presidente venezuelano Hugo Chávez, segundo a qual o rumo de seu país deve ser "o Sul, não o Norte". Ela disse que os meios de comunicação privados ainda detêm uma participação no mercado muito maior do que os meios públicos em seu país.

Também participaram do painel Carlos Maria Franco, representante da Rádio Nacional do Paraguai, e o diretor da Agência Boliviana de Notícias, Grover Cardoso. A partir da tarde desta quinta (11), representantes de agências de notícias, emissoras de rádio e de televisão terão encontros separados, para discutir possibilidades de trabalho conjunto.

A Secretaria Especial de Comunicação do Senado está sendo representada no seminário "A Comunicação Pública no Processo de Integração Regional" pela diretora da Agência Senado, Valéria Ribeiro, pelo editor internacional da agência, Marcos Magalhães, e pelo diretor da TV Senado, James Gama.



10/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMTU participa de seminário em Buenos Aires

EMTU/SP participa de seminário em Buenos Aires

Comissão do Mercosul terá reunião em Buenos Aires

Festival de audiovisual reúne produtores do Mercosul em Buenos Aires

Autoridades em direitos humanos do Mercosul participam de evento em Buenos Aires

Reunião do Mercosul sobre ciência e tecnologia será realizada em Buenos Aires