Comunidade ribeirinha recebe mutirão no Amazonas



Mulheres trabalhadoras rurais do município de Anori, no Amazonas, recebem, entre os próximos dias 5 e 8 de novembro, a visita do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa, em forma de mutirão, atenderá esse público com a emissão de documentos civis e jurídicos gratuitamente. Os agentes do governo prestarão serviço à população nas comunidades rurais e sede do município.

O município de Anori está localizado a 230 quilômetros de Manaus e tem 16 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, a Região Norte tem a segunda maior demanda pelos mutirões em todo o País, perdendo somente para a Região Nordeste. No estado já foram realizados 65 mutirões e mais de 33 mil documentos foram emitidos.

Para Layla, a distância não é um empecilho para que essa ação do Governo Federal chegue às comunidades. “A Região Norte é muito específica por causa da geografia, ela é muito cortada por rios. Então, para a gente chegar nessas localidades mais longínquas e atender essas mulheres, que estão mais vulneráveis ainda, alugamos barcos. Temos uma logística específica para conseguir atender essas mulheres e não deixar ninguém de fora do programa”, considerou Layla.

Importância

Rosane Pinheiro da Silva, coordenadora do PNDTR no estado, lembra que o mutirão tem como objetivo emitir documentos de identidade como CPF, Carteira de Trabalho, além de oferecer atendimento previdenciário e orientações para acesso às políticas públicas coordenadas pelo MDA. “A importância é muito grande. Mesmo Anori estando próxima da capital Manaus, as famílias não têm acesso a documentação”, explica.

O programa já atendeu 18.173 mulheres e mais de 50 municípios no estado desde o início de sua execução.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



01/11/2013 17:10


Artigos Relacionados


Comunidade do Amazonas cobra recuperação de rodovia, diz Augusto Botelho

Terra Legal começa mutirão na tríplice fronteira do Amazonas, Acre e Rondônia

Governador recebe representantes da comunidade LGBT

Sarney recebe agradecimentos da comunidade judaica

Museu Goeldi realiza censo de população ribeirinha

Agência barco garante serviços do MTE à população ribeirinha