Comunidade virtual promove debates entre jovens
Em tempos marcados por manifestações populares, os jovens e demais adeptos do mundo virtual ganharam uma nova forma de se mobilizar e debater políticas públicas. É o Observatório Participativo da Juventude, criado pela Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República (SNJ). Uma comunidade virtual interativa, inspirada nas redes sociais, que promove espaços e discussões com foco nos temas ligados às políticas de juventude.
A coordenadora do Participatório, Carla Bezerra, afirma que a ideia surgiu a partir de três objetivos. “É um espaço virtual de participação para os jovens; é também um espaço de produção do conhecimento, porque a ideia é que seja um espaço para a disseminação de pesquisas, estudos e dados estatísticos, ou seja, um site de trocas entre pesquisadores; e o terceiro objetivo é o da mobilização do jovem em torno de causas, debates e temas que a secretaria está discutindo”, afirma.
De acordo com a coordenadora, os assuntos debatidos no Participatório poderão auxiliar, por exemplo, para o aperfeiçoamento ou criação de políticas públicas, legislação, produção de conhecimentos relevantes para a juventude brasileira.
A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Paraná, por meio do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da sua Escola de Comunicação (ECO/UFRJ).
O Participatório
O ambiente virtual do Participatório é organizado em cinco seções: Comunidades, espaço que agrega os conteúdos e seções e a partir dela os debates e os eventos são organizados e os perfis se encontram por afinidades; Debates, espaço promoção de debates livres entre os Usuários; Blog, local reservado a divulgação de pesquisas e dados sobre os temas que estão sendo discutidos na rede; Eventos, que permite que qualquer usuário agende e divulgue eventos; e Transmissão online, onde atividades promovidas pela SNJ e outras atividades promovidas por redes, observatórios e organizações juvenis são transmitidas ao vivo, dentro da plataforma.
A ferramenta possui ainda uma integração com redes sociais e blogs e já possui quase 9 mil usuários e 500 comunidades em apenas 3 meses. “O Participatório é a junção de dois grandes objetivos da SNJ: constituir espaços de referência em termos de produção do conhecimento, de estudos e pesquisas sobre a juventude e há muito tempo havia a demanda de criar um espaço virtual de participação voltado para os jovens”, explica Bezerra.
De julho a setembro deste ano, o site do observatório recebeu 308 mil acessos. Uma média diária de mais de 3 mil pessoas acessando o site por dia. O Participatório recebe diariamente de 10 a 20 atividades de interação em algumas das 500 comunidades, que tratam de assuntos como corrupção, reforma política, educação, cotas para negros entre outras.
A comunidade virtual é aberta ao público, basta se cadastrar no Participatório.
Fonte:
Secretaria Nacional da Juventude
Observatório Participativo da Juventude
18/10/2013 11:44
Artigos Relacionados
Fundação Procon-SP promove curso virtual para orientar jovens consumidores
Poli promove corrida de carrinho de rolimã com jovens da comunidade São Remo
SENADO TERÁ R$ 50 MILHÕES PARA CRIAR COMUNIDADE VIRTUAL DO LEGISLATIVO
SENADO TERÁ R$ 50 MILHÕES PARA CRIAR COMUNIDADE VIRTUAL DO LEGISLATIVO
INTERLEGIS CRIARÁ COMUNIDADE VIRTUAL PARA INTEGRAR LEGISLATIVOS, DIZ DIRETORA DO PRODASEN
Saúde lança blog para mobilizar comunidade virtual em campanhas de utilidade pública