Comunidades do Engenho Novo recebem Unidade de Polícia Pacificadora
Comunidades do complexo do Engenho Novo, na zona norte do Rio de Janeiro, recebem nesta segunda-feira (31) uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A 14ª UPP será instalada provisoriamente na Rua Conselheiro Jobim, na Praça da Associação, no Morro São João, e vai atender também as comunidades da Matriz e Quieto, onde vivem cerca de 6 mil pessoas.
A unidade, que vai contar com um efetivo de 200 policiais militares, sendo 35 mulheres, será comandada pelo capitão Bruno Xavier, de 31 anos. O oficial, que trabalha há 11 anos na corporação, já foi subcomandante do Grupamento de Policiamento em Estádios (Gepe) e atuou nos Batalhões da Tijuca (6ºBPM) e de Rocha Miranda (9ºBPM), ambos na zona norte da cidade.
Nascido e criado nas proximidades da comunidade, o capitão retorna ao local onde viveu por cerca de 20 anos com o objetivo de reduzir os índices de delitos praticados nos arredores das favelas, principalmente roubo de carros e assalto a pedestres.
As favelas do Engenho Novo já estavam em processo de pacificação, quando as áreas dominadas por grupos armados ilegais começaram a ser ocupadas por militares, comandados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Depois de algumas semanas de buscas por armas, drogas e criminosos, a comunidade então recebe uma UPP.
Atualmente, os complexos da Penha e do Alemão, também na zona norte do Rio, estão em processo de pacificação.
Fonte:
Agência Brasil
24/02/2011 16:24
Artigos Relacionados
Morro da Mangueira receberá Unidade de Polícia Pacificadora
Unidade de Polícia Pacificadora do Morro de São Carlos terá 250 policiais
Comunidades ribeirinhas do Amazonas recebem unidade de saúde fluvial
Comunidades do Rio recebem mais de R$ 2 bi do PAC 2 para infraestrutura
Comunidades quilombolas da Bahia recebem imóveis rurais
Comunidades quilombolas do Rio de Janeiro recebem energia elétrica