Conab vai doar 50 mil toneladas de milho para a Bahia para ajudar regiões atingidas pela estiagem



O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, confirmou nesta segunda-feira (28), durante reunião com o secretário estadual da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e com a superintendente da Conab no estado, Rose Pondé, que a estatal vai remover para o Nordeste 200 mil toneladas de milho do estoque, localizado em Mato Grosso. Dessa quantidade, 50 mil t do cereal serão destinadas à Bahia, para alimentação animal. A operação ocorre em auxílio aos produtores rurais localizados nas regiões atingidas pela estiagem na região.

A previsão é de que as primeiras 8.400 t deste total de 50 mil cheguem ao estado daqui a 20 dias, para a venda em balcão ao preço de R$ 18,10, para o pequeno produtor, ao limite de 3 t/mês/produtor. Em relação aos médios produtores, Rodrigues sinalizou um volume maior. Ele informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) solicitou, a possibilidade da venda em balcão a R$ 22,10, limitada a 27 toneladas/mês/produtor.

O milho que será removido para a Bahia irá para os seguintes armazéns emergenciais: Vitória da Conquista, Juazeiro, Guanambi, Feira de Santana , dentre outros. “As quantidades de milho estão relacionadas à capacidade estática de cada armazém”, explicou Rodrigues.

O secretário Eduardo Salles explicou que os armazéns emergenciais em Conquista, Juazeiro, Guanambi e Feira de Santana foram alinhados anteriormente em reunião com a superintendente Rose Pondé, e conseguidos gratuitamente. “O funcionamento está garantido pela Conab, que vai colocar funcionários em cada uma dessas unidades. O objetivo é descentralizar a distribuição do milho por diversas regiões, fazendo com que o grão chegue mais rapidamente ao produtor”.

O presidente e a superintendente da Conab destacaram a importância de comprar milho, por meio da Política de Preço Mínimo, no Oeste da Bahia e solicitaram à Secretaria de Agricultura que consiga com a Associação dos Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba) que cada produtor disponibilize 600 t para que a Conab compre por meio da Política de Garantia de Preço Mínimo.

 

Fonte:
Conab

 

29/05/2012 17:51


Artigos Relacionados


Inácio Arruda pede socorro para regiões mais atingidas pela estiagem no Nordeste

Mais de 15 mil toneladas de milho serão leiloadas pela Conab na quinta-feira

Conab contrata frete para remoção de 56 mil toneladas de milho

Conab realiza leilão para venda de 600 mil toneladas de milho

Conab vai negociar 30 mil toneladas de milho no dia 31 de maio

Governo libera venda de milho para municípios atingidos pela estiagem