Concessão à iniciativa privada ajudou a reduzir acidentes em ferrovias, mostra pesquisa da CNT



A malha ferroviária brasileira registra uma extensão total de pouco mais de 30 mil quilômetros (km). Ao todo são 12 trechos concedidos, sendo 11 à iniciativa privada (28,6 mil km) e um à Valec-Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., estatal que cuida da infraestrutura do setor. De acordo com a Pesquisa CNT de Ferrovias 2011, divulgada nesta quinta-feira (15) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), há grande avanço nesse tipo de transporte, em termos de crescimento nos investimentos privados, produção, movimentação de cargas transportadas e queda do índice de acidentes.

As concessões ajudaram na redução de 76,7% do índice de acidentes a cada milhão de quilômetros percorridos, caindo de uma média de 75,5 casos, em 1997, para 16,1, em 2010. Segundo o estudo, o setor privado investiu 18,5 vezes mais do que o público no transporte ferroviário. Entre 1997 e 2010, as concessionárias investiram R$ 24 bilhões, e apenas R$ 1,3 bilhão são recursos aplicados pela União.

Para a CNT, o valor destinado deveria ser superior a R$ 151 bilhões, a serem obtidos, também, por meio do aumento da capacidade dos investimentos públicos, visando à ampliação da densidade da malha e à implantação dos projetos ferroviários. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, o ideal seria dividir meio a meio os investimentos públicos e privados. “Mas em tempos de crise o setor privado tem condições de arcar com até 70%”, destacou.

O levantamento aponta que a quantidade de carga transportada pelo modal ferroviário aumentou, entre 2006 e 2010, de 404,2 milhões para 470,1 milhões de toneladas úteis. A produtividade de transporte cresceu 19,9%, passando de 232,2 bilhões de toneladas por quilômetro útil, em 2006, para 278,4 bilhões, em 2010. Já no período entre 1997 e 2010, a produtividade aumentou 103%. A movimentação total de produtos nas estradas de ferro brasileiras registrou um aumento de 85,6% entre 1997 e 2010. Durante o mesmo período, a movimentação de carga geral cresceu 86,1%.

O minério de ferro é o principal produto movimentado, responsável por 71% do que foi transportado em ferrovias em 2010. Produtos agrícolas como soja, farelo de soja, açúcar, milho e carvão mineral também estão entre os principais itens levados por esse meio de transporte.


Fonte:
Agência Brasil



15/12/2011 17:23


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