Lindbergh Farias defende concessão de aeroportos brasileiros à iniciativa privada




O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi à tribuna do Senado, nesta quarta-feira (8), para garantir não haver desconforto no PT pelo fato de o governo da presidente da República, Dilma Rousseff, ter promovido a concessão de três aeroportos brasileiros à iniciativa privada.

Segundo disse, é necessário diferenciar o processo capitaneado pelo governo PSDB, na década de 90, e o atual. Na privatização das teles não houve só a concessão por um prazo determinado, todo o patrimônio foi vendido à iniciativa privada, enquanto neste caso, declarou, a Infraero mantêm 49% das ações.

- Queremos um papel de estado indutor, não que assuma todas as tarefas - disse.

Lindbergh Farias avaliou que Dilma tomou o caminho correto para aumentar a capacidade de investimento do país. Com a outorga dos três aeroportos, foram obtidos R$ 24 bilhões - que não serão utilizados para o pagamento dos juros da dívida, garantiu o senador - e outros R$ 16 bilhões em investimento.

Em aparte, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) parabenizou o PT por ter tomado a iniciativa de privatizar os aeroportos, "copiando" o PSDB, já que a Infraero se mostrou incapaz de oferecer um bom serviço à população. Já Aloysio Nunes (PSDB-SP) afirmou que o "PT finalmente saiu do armário com essas privatizações", e que é preciso abrir espaço para a iniciativa privada onde não há capacidade e dinheiro para investimento. Aloysio Nunes também questionou a razão de o PT não ter desfeito os processos de privatização das teles e dos bancos, que tanto condenam após passarem nove anos no poder.



08/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Concessão de aeroportos à iniciativa privada será discutida no Senado

Ana Amélia cobra melhoria do atendimento nos aeroportos repassados à iniciativa privada

Eliseu Resende elogia concessão de rodovias à iniciativa privada

Eliseu Resende elogia concessão de rodovias federais à iniciativa privada

Concessão à iniciativa privada ajudou a reduzir acidentes em ferrovias, mostra pesquisa da CNT

Lindbergh Farias defende proposta de reformulação da polícia