Concessão de aeroportos deverá ajudar a custear terminais regionais



O secretário de Aviação Civil, ministro Wagner Bittencourt, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o governo federal deve usar parte dos recursos arrecadados com a concessão de aeroportos à iniciativa privada para custear outros terminais aéreos menos movimentados. Ele disse que uma parcela do dinheiro dos leilões de concessão pode ir para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), criado este ano justamente para ser fonte de recursos para os chamados aeroportos regionais.

“Não é importante só atender à massa maior de usuários dos aeroportos, mas também é importante desenvolver os aeroportos regionais”, disse Bittencourt, em São Paulo. “Esses aeroportos são vetores de desenvolvimento de certas regiões e muitos deles não são sustentáveis. A gente poderá irrigar tais aeroportos com esses recursos [da concessão].”

O ministro participou, na manhã desta segunda-feira, de uma reunião com empresários na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib). Lá, ele detalhou as propostas do governo de conceder a empresas os aeroportos de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, e também os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília.

O leilão para a concessão do aeroporto de Natal está marcado para o próximo dia 22; O dos outros três deverá ser no dia 22 de dezembro, informou o ministro, em entrevista coletiva.

Segundo ele, o governo ainda não tem uma previsão de quanto vai arrecadar com as concessões, nem sabe que percentual do que for arrecadado será aplicado no Fnac. Ele disse, porém, que a ideia de investimentos nos aeroportos regionais já está em discussão na Secretaria de Aviação Civil. Bittencourt explicou que este é um programa "muito forte" de governo, que visa a estabelecer uma política de desenvolvimento regional. “Essas concessões podem, obviamente, fortalecer esse tipo de programa.”

 

Fonte:
Agência Brasil



01/08/2011 16:15


Artigos Relacionados


Concessão de aeroportos terá regras para estimular concorrência entre os terminais

Programa para aumentar número de aeroportos regionais deverá lançado ainda neste ano

Terminais de aeroportos vão ampliar capacidade em 85% até 2013, garante Infraero

Aeroportos receberão R$ 7,3 bilhões para infraestrutura e modernização dos terminais

Diretor da Infraero defende adoção de terminais remotos nos aeroportos

Cresce número de passageiros nos aeroportos regionais de SP