Concessões para aeroportos valorizarão Infraero, diz presidenta Dilma



A presidenta Dilma Rousseff disse na terça-feira (31) que a concessão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos-SP), Viracopos (Campinas-SP) e Brasília (DF) a empresas privadas, com participação minoritária da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), valorizará a empresa estatal e a tornará mais atrativa para a futura abertura de capital.

“É mais fácil abrir o capital da Infraero depois de ela tomar um choque de competitividade”, afirmou a presidenta durante reunião com governadores e prefeitos de estados e capitais sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014.

A Infraero terá até 49% do capital da operadora privada que assumirá a gestão e novas obras dos três aeroportos. Segundo a presidenta, o objetivo da concessão é, além de atrair investidores privados nacionais e estrangeiros, também trazer ao Brasil grandes operadores aeroportuários internacionais.

Outra vantagem da presença da Infraero nessas empresas privadas será permitir ao Estado o acesso a informações seguras sobre o setor aeroportuário, evitando “assimetria de informações” verificada em outros setores dos quais o setor público se afastou totalmente.

As empresas terão obrigação de ampliar a capacidade dos aeroportos concedidos e também de melhorar a qualidade dos serviços, mediante cumprimento de metas de melhoria de qualidade, previstas em indicadores técnicos que constarão dos editais de licitação.

“Esse novo marco segue, em linhas gerais, o que já fazemos em vários setores, como eletricidade, rodovias e ferrovias”, disse a presidenta.

A metodologia da concessão e os editais deverão estar prontos em dezembro de 2011.

A presidenta destacou o papel estratégico que Viracopos terá para a aviação civil em São Paulo. Ela afirmou que a região precisa de um aeroporto com três pistas, e vê Viracopos como o sítio adequado para tal. Há dúvidas técnicas, segundo ela, sobre a possibilidade de se colocar três pistas em um novo aeroporto em São Paulo, devido ao risco de interferência com a operação de outros aeroportos próximos. “Viracopos é o futuro, é um dos grandes centros aeroportuários do País”, afirmou Dilma.

 

Fonte:
Blog do Planalto



01/06/2011 11:57


Artigos Relacionados


Concessões vão manter aeroportos em condição de operar até 2041, diz Dilma

Aeroportos da Infraero preparados para alta temporada

Aeroportos da Infraero estão preparados para alta temporada

Infraero inicia processo para modernização de torres de controle em 29 aeroportos

Aeroportos estarão preparados para grandes eventos, segundo Infraero

Infraero mantém equipes com coletes amarelos para ajudar passageiros nos aeroportos