Concurso de redação do Senado celebra cultura e democracia



Uma celebração à cultura e à democracia, marcada por um clima de descontração e euforia. Assim se deu a cerimônia de premiação do II Concurso de Redação do Senado Federal, realizada no Salão Negro do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (19), e que abriu a solenidade de comemoração ao Dia da Bandeira. O evento foi prestigiado pelos 27 finalistas (um representante de cada estado, mais o Distrito Federal) do concurso, que teve como tema "Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil" e exaltou os 120 anos do governo republicano no país.

"Cada ser humano que habita o país é membro de um time, a República". Discorrer sobre o regime democrático como uma disputa esportiva foi a forma encontrada pela estudante Simone Maria Gatto, da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Wilson Luiz Maccarini (RS), de abordar o tema na redação "O jogo da democracia", vencedora do concurso.

- Acredito que ainda há muito desenvolvimento por vir no país e que cada um precisa fazer a sua parte - declarou Simone Gatto, que, apesar de gostar de escrever e ler notícias, pretende se dedicar à saúde das pessoas fazendo vestibular para Medicina ou Farmácia.

Os outros dois ganhadores foram a estudante Denise Santos de Oliveira, do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião (DF), que conquistou o segundo lugar com a redação "Terra de mil cicatrizes" e a estudante Gabriela Vilaça Alves, da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino (MG), terceira colocada com a redação "Ser cidadão de uma República chamada Brasil". As vencedoras do concurso foram premiadas com notebooks, enquanto suas escolas receberão computadores, livros, CDs e um kit com publicações editadas pelo Senado e pelo Ministério da Educação.

Cultura, democracia e identidade

Na visão do presidente do Senado Federal, José Sarney, esse concurso é importante para divulgar a imagem da instituição não só como uma Casa de leis, ajudando a integrá-la à sociedade por meio da promoção e valorização da cultura.

- O que desejamos é que a criança brasileira comece a ter consciência de sua identidade. Com esse concurso, o Senado coloca o grão de areia no hábito da leitura e promove uma meditação sobre a democracia e seus valores - falou aos estudantes presentes, que aplaudiam os finalistas da disputa cultural balançando uma réplica da bandeira brasileira.

Além de José Sarney, prestigiaram a solenidade os senadores pelo Rio Grande do Sul Sérgio Zambiasi (PTB) e Pedro Simon (PMDB), pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PDT) e Adelmir Santana (DEM), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Simone Franco / Agência Senado
Hasteamento da bandeira nacional sucede premiação de concurso



19/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado celebra Dia da Bandeira com a premiação da melhor redação sobre o tema

Rádio Senado celebra Dia Internacional da Democracia

Senado premia finalistas do 5º Concurso de Redação

3º Concurso de Redação do Senado premia vencedores

Senado premia vencedores do 4º Concurso de Redação

Senado distribui 17 mil 'kits' escolares do 3º Concurso de Redação