Senado celebra Dia da Bandeira com a premiação da melhor redação sobre o tema
Ao lado do 1º secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, conduziu, nesta quarta-feira (19), cerimônia de celebração do Dia da Bandeira. O principal momento da cerimônia foi a leitura, pela jovem Ana Clara Ferreira, da Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, de Jacarezinho (PR), da redação "Um símbolo, uma nação", com a qual ela venceu o primeiro concurso promovido pelo Senado para homenagear a bandeira brasileira.
A menina de 14 anos, que cursa a 8ª série do ensino básico, leu a redação, no Salão Nobre do Senado, ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, do chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, general Adhemar Costa Machado Filho,de Garibaldi Alves e de Osmar Serraglio, e diante de uma platéia formada por senadores, deputados e funcionários do Legislativo.
Como prêmio pela vitória no concurso, Ana Clara Ferreira recebeu das mãos de Garibaldi Alves um microcomputador. Sua escola recebeu quatro. Acompanhando a aluna, a diretora da Escola Imaculada Conceição, Irmã Francisca Maria, fez um discurso celebrando aquele como um momento histórico e de extraordinário orgulho para o estabelecimento de ensino.
Em seu discurso, o presidente do Senado louvou o fato de que adolescentes da 7ª e 8ª séries do país inteiro devotaram-se a escrever uma redação sobre a bandeira a fim de disputar o concurso promovido pela Casa. "Porém vencedores são todos os participantes, que apresentaram seus textos manuscritos, com caligrafias às vezes claudicantes, para apresentar uma boa redação".
Garibaldi expressou seu desejo de que Ana Clara Ferreira se torne uma escritora e de que, um dia, os senadores possam reunir-se para o lançamento de um livro seu na biblioteca do Senado.
O ministro da Educação também discursou para dizer que esse concurso reforça o sentido de unidade que deve mover um país, observando que, além de valorizar suas riquezas naturais, o Brasil precisa valorizar suas riquezas humanas. "E isso se faz pela escola, valorizando o conceito de que a educação é para todos e para cada um", disse Haddad.
A celebração do Dia da Bandeira teve também desfile de alunos do Colégio Militar de Brasília. Eles exibiram as várias bandeiras que, ao longo da história, representaram o Brasil. Além do Hino Nacional, o Hino à Bandeira foi interpretado pela Banda de Cavalaria de Guarda, acompanhada dos Corais do Senado e do Colégio Militar. Houve também uma exibição de pára-quedistas do Comando de Operações Terrestres do Exército.
Os alunos premiados com o segundo e o terceiro lugares também receberão computadores. O aluno Douglas Chagas de Castro Mercier, de Aracruz, no Espírito Santo, é o segundo colocado do concurso com a redação "O resgate do civismo". O mineiro Maike Wilian Fialho, de Campos Gerais, obteve a terceira posição com o texto "Bandeira, uma evolução humana".
19/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado divulga resultado de concurso de redação sobre a Bandeira Nacional
Senado premia escolas finalistas e a vencedora do Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional
Senado promove concurso de redação para comemorar o Dia da Bandeira
26 Secretarias de Educação aderem ao 1º Concurso de Redação sobre a Bandeira Nacional
Senado recebe alunos vencedores de concurso de redação em cerimônia de homenagem à Bandeira Nacional
Concurso de redação do Senado celebra cultura e democracia