Concurso de vídeos sobre tema afro premia vencedores



Os vídeos Lenda de Oxumaré, Igualdade e Ilumine-se são os vencedores da primeira edição do prêmio Curta Histórias, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação. Sob o tema Africanidades Brasileiras, concorreram 233 equipes de estudantes e professores de escolas públicas das 27 unidades da Federação.

Vencedor do júri popular, com 3.353 votos dados pela internet, Lenda de Oxumaré foi criado por estudantes e educadores da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, de Fortaleza. A comissão julgadora escolheu Igualdade, produzido na Escola Municipal Florestan Fernandes, de Belo Horizonte, e Ilumine-se, da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, do Rio de Janeiro. Segundo colocado na votação pela internet, o curta Bom pra quê?, ganhou menção honrosa. O vídeo foi criado por estudantes da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, de Belo Horizonte.

Os prêmios foram entregues pela secretária Macaé Evaristo e pelos parceiros do prêmio Curta Histórias, na segunda-feira, 2, no Ministério da Educação, em Brasília. Os estudantes e professores vencedores participam, até sexta-feira, 6, em Brasília, de oficina de formação em cinema e empreendedorismo. Cada um deles ganhou um tablet e um smartphone. As escolas dos vencedores receberam aparelhos data show, DVD, filmadora digital e câmera fotográfica semiprofissional.

Prioridades

O concurso de vídeos foi dirigido a estudantes vinculados aos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador que este ano fizeram trabalhos sobre os temas educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema. Também participaram estudantes da educação básica pública de unidades que participam do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).

Promovido pela Secadi, o prêmio visa a incentivar o surgimento de novos talentos e a estimular atividades pedagógicas audiovisuais de cunho cultural e educativo nas escolas públicas. Foram parceiros da iniciativa, a Fundação Casa da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e as fundações Vale e Telefônica.

Fonte: Ministério da Educação 



04/12/2013 14:15


Artigos Relacionados


Concurso premia ensaios sobre a vida e luta das afro-brasileiras

Alckmin premia vencedores de concurso de redação

3º Concurso de Redação do Senado premia vencedores

Senado premia vencedores do 4º Concurso de Redação

Ministro da Igualdade Racial pede apoio para divulgação de vídeos sobre história afro-brasileira

Concurso sobre água e clima recebe fotos e vídeos até dia 15