Concurso premia ensaios sobre a vida e luta das afro-brasileiras



Concurso de redações e ensaios registrou 520 inscrições, de novembro de 2012 a janeiro de 2013; “Esse prêmio, para mim, foi uma resposta que eu precisava. Diante de todos os conflitos, ameaças e riscos que vivi, eu me questionei sobre que rumo seguir”, afirma ao Portal Brasil uma das vencedoras

 

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) premiaram nesta terça-feira (23) as dez vencedoras do Prêmio Mulheres Negras Contam Sua História.

O concurso tem como objetivo fortalecer a inclusão social das mulheres negras por meio da reflexão sobre o seu papel na construção da história do Brasil. Em evento realizado na manhã desta terça-feira na sede da SPM, foram contempladas com R$ 10 mil as cinco candidatas selecionadas na categoria Ensaio, e com R$ 5 mil as escolhidas da categoria Redação. Um livro com as histórias vencedoras será publicado no segundo semestre. 

De acordo com a secretária de Avaliação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, os trabalhos recebidos tocam na reflexão das vidas de desigualdades das mulheres negras.