Condraf estrutura o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural



Os integrantes da 57ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) conheceram, na tarde desta quinta-feira (20), a proposta de estrutura que será usada na construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS).

A composição do texto foi apresentada pelo Grupo de Trabalho de Elaboração do Plano (GTPlan), em Brasília (DF).

De acordo com a apresentação, o Plano será norteado pela promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental; da agricultura familiar; a democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; a abordagem territorial como estratégia de promoção da qualidade de vida; e a gestão e participação social.

Os quatro eixos serão articulados entre si para atender a autonomia das mulheres, a autonomia e emancipação da juventude, e a promoção do etnodesenvolvimento. 

“Há uma grande expectativa do MDA, do Governo e dos agricultores familiares em ver suas propostas ganharem vida com o plano. O MDA está profundamente envolvido na construção do plano e nossas ações, assim como as do Incra, já estão sendo orientadas pelas propostas aprovadas na 2ª Conferência, mesmo durante o processo de elaboração do plano”, atentou o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Muller

A partir das definições dos objetivos, o GTPlan reestruturou, também, as 100 preposições aprovadas durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário  (2ª CNDRSS), realizada no fim do ano passado.

Com a organização, o Plano será composto por estratégias e iniciativas, que serão implementadas a curto, médio e longo prazo, para fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar brasileira.

“Estamos transformando as proposições validadas na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em ações possíveis e concretas para o desenvolvimento da agricultura familiar para os próximos anos”, avaliou a coordenadora-executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (Asa), Cristina Nascimento.

As estratégias, assim como as iniciativas, estarão ligadas às políticas públicas executadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e aos Planos Plurianuais (PPAs), seguidos pelo Governo Federal, estados e municípios. 

O processo de construção participativo do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) foi destacado pelo coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), Marcos Rochinski.

“O processo de construção não foi simplesmente delegado a uma comissão de redação. Ele foi construído coletivamente, entre o Governo e a sociedade civil. Esse olhar de diferentes partes qualifica muito o Plano”, concluiu.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



21/02/2014 12:25


Artigos Relacionados


Valadares apresenta projeto propondo a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural

Jovens debatem Plano de Desenvolvimento Rural

Mulheres debatem Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável

Ministério define estrutura do Plano Nacional do Turismo

Especialistas e governo debatem plano plurianual para desenvolvimento rural sustentável

Infra-Estrutura vota inclusão de rodovia capixaba no Plano Nacional de Viação