Conexão entre Guiana Francesa e Amapá, por fibra ótica, tem prazo até dezembro
O projeto de levar fibra ótica ao estado do Amapá deverá avançar até o fim deste ano. A meta é interligar os municípios de Oiapoque (AP) e São Jorge, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. A conexão tem como prazo final o dia 31 de dezembro, limite que foi definido durante a VI Reunião Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França. O encontro ocorreu no início deste mês em Caiena, capital da Guiana Francesa.
O objetivo principal da ação conjunta entre Brasil e França é fazer a interligação da rota Caiena - São Jorge - Oiapoque – Calçoene – Macapá. Caiena e São Jorge estão na Guiana Francesa e os outros três municípios pertencem ao estado do Amapá. O trecho entre Calçoene e Macapá já conta com cabo óptico pela rede da Eletronorte.
Segundo o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, que representou o Ministério das Comunicações no encontro, representantes dos dois países vão analisar as tecnologias disponíveis —fibra ótica, rádio ou fibra via cabo OPGW (pela rede elétrica de alta tensão) — e propor a melhor alternativa para levar a conexão em banda larga aos dois municípios, que são divididos pelo rio Oiapoque.
O próximo encontro da comissão mista será realizado na segunda semana de outubro, em Brasília.
Projeto vai expandir banda larga e reforçar rota Brasil-Guiana
A iniciativa é considerada vantajosa para os dois países. De um lado, pertimirá que o Brasil estenda o acesso em banda larga às localidades de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e outras situadas no eixo Oiapoque – Macapá. De outro, vai tornar viável, para a Guiana, a extensão de fibra óptica de Caiena até Oiapoque e a sua ligação ao Brasil.
Segundo Jovino Filho, já existe um projeto que interligará Macapá à malha do backbone nacional de fibra ótica a partir de Tucuruí (PA). A obra está em andamento e tem previsão de ser concluída até 2014.
A fibra ótica, utilizada como base de diversos serviços de telecomunicações, permite que a transmissão de sons, imagens e, sobretudo, dados seja realizada de forma mais eficiente, rápida e sem interferências. Além disso, apresenta maior capacidade de banda e melhor relação custo-benefício. De acordo com Jovino, atualmente a conexão no Amapá é feita por satélite.
Fonte:
Ministério das Comunicações
17/09/2010 14:52
Artigos Relacionados
Brasil e Angola podem construir cabo de fibra ótica entre os dois países
Geovani Borges relata conflitos na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa
Papaléo quer conclusão de ponte na divisa do Amapá com a Guiana Francesa
Estradas: Fibra ótica é instalada na SP-225
Previdência inaugura primeira agência no RN com fibra ótica
Planejamento assina acordo compartilhamento de fibra ótica