Papaléo quer conclusão de ponte na divisa do Amapá com a Guiana Francesa



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) reivindicou, em discurso nesta quarta-feira (24), a liberação de recursos pelo governo federal para a conclusão das obras de uma ponte sobre o Rio Oiapoque, na divisa do Amapá com a Guiana Francesa. Ele argumentou que a ponte é fundamentalpara o escoamento da produção do Norte da Amazônia para a Europa. Com 378 metros de extensão, a ponte binacional ligará o Brasil à cidade de Saint George, na Guiana, por meio da BR-156.

A ponte completa a infraestrutura necessária às exportações, apoiada ainda pelo porto do município de Santana e pelo aeroporto de Macapá, explicou o senador. Papaléo entende que o Brasil deve aproveitar todas as possibilidades oferecidas pela Guiana, um departamento ultramarino da França na América do Sul e porta de entrada para nossa produção em território francês.

O senador lembrou que nos últimos anos o Brasil firmou vários protocolos com o governo francês, os quais prevêem cooperação para o desenvolvimento da Guiana e do Norte da Amazônia brasileira. No ano passado, o governador do Amapá, Waldez Góez, assinou com o prefeito da Guiana Francesa, Daniel Ferey, termo de cooperação técnica na área da defesa civil e proteção e combate a incêndios na região fronteiriça.

Para o senador, o Amapá representa a fronteira do Brasil com a União Européia e hoje mais de 400 grandes empresas francesas em nosso país. Por isso, ponderou Papaleo Paes, o governo brasileiro não pode descuidar dos projetos de infraestrutura que vão consolidar as relações da Amazônia com a França e a União Européia, como é o caso da ponte sobre o Rio Oiapoque.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer atendimento médico para brasileiros na Guiana Francesa

Gilvam Borges diz que ponte binacional na fronteira com a Guiana Francesa 'vai sair do papel'

Papaléo defende maior integração com a Guiana Francesa

Geovani Borges relata conflitos na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Conexão entre Guiana Francesa e Amapá, por fibra ótica, tem prazo até dezembro

TEBET QUER CONCLUSÃO DE PONTE DA FERRONORTE